Fãs e heróis em narrativas digitais: autoridade, identidade e formação
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15435Palavras-chave:
Cultura digital, Autoridade, Narrativas literáriasResumo
Este artigo discorre sobre a cultura digital e sua relação com a formação humana, segundo os princípios da Teoria crítica da sociedade. Após investigação de produções cientificas que estudam cultura digital reconhecidas pelo Banco de teses e dissertações da CAPES, entre 2010 e 2020, chamou a atenção a concentração das pesquisas na área da Comunicação em relação a área da Educação e as distintas relações de autoridade. Diante dessa produção observou-se que narrativas literárias digitais se destacam nas plataformas digitais e a mais conhecida no Brasil é a Spirit Fanfics, considerada como espaço significativo para o investimento de editoras e produção de videos e filmes. A partir das leituras de diferentes narrativas dessa plataforma, observou-se que os produtores ou autores dos textos se identificam como fãs de “heróis”, considerados como figuras de autoridade em diferentes gêneros literários. A autora e o autor desse artigo tiveram como objetivo refletir sobre os dados da relação fâ e herói das narrativas mais recentes do ano de 2021 da Plataforma Spirit Fanfics produzidas no Brasil para serem analisadas. A reflexão considerou a formação dos sujeitos em relação aos efeitos da cultura digital diante da promessa de vivência real dos consumidores de seus produtos.
Palavras-chave: Cultura digial; Autoridade; Narrativas literárias.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Editora UNESP, 2020.
ADORNO, T. W. O caráter fetichista da música e a regressão da audição. In: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leomar: Paz e Terra, 1995a. ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2, Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis R.J.: Vozes,1995b.
ADORNO, T. W. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. Lisboa - Portugal: Edições 70, 2008a.
ADORNO, T. W. Introdução a Sociologia. São Paulo: UNESP, 2008b.
ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, Bruno; et al (org.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, p. 10 – 25.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, Max. Temas básicos de sociologia. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix e Universidade de São Paulo,1973.
ADORNO, T. W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANTUNES, D. C.; MAIA, Ari. F. “Big Data, exploração ubíqua e propaganda dirigida: novas facetas da indústria cultural”. In: Revista de Psicologia USP, v. 29, n. 02, 2018, p. 189-199.
BENJAMIN, W. O Narrador considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e ténica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2016.
FREUD, S. O Ego e o Id e outros trabalhos”. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
FREUD, S. Arte, literatura e os artistas. Trad. Ernani Chaves. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FREUD, S. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos [1914- 1916]. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HERBERT. M. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1999.
HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções [1789-1848]. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. São Paulo: Paz e Terra, 2005
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006.
JENKINS, H. Os invasores de texto. São Paulo: Editora Aleph, 2004.
KANT, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2008.
KOSELLECK, R. História dos conceitos. São Paulo: Contraponto, 2020.
MAU, S. The metric society: on the quantification of the social. Cambridge: Polity Pess, 2019.
PEREIRA, M. E. C. Pânico e desamparo: um estudo psicanalítico. São Paulo: Escuta, 2008.
RANK, O. O mito do nascimento do herói: uma interpretação psicológica dos mitos. São Paulo: Edipro, 2015
RANK, O. O trauma do nascimento e seu significado para a psicanálise. São Paulo: Cienbook, 2016.
SCOLARI, C. Nascidos na Era Digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.