Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15444Palavras-chave:
Professor de Química, Formação docente, Saberes docentesResumo
A formação docente é objeto de estudo de muitos pesquisadores que almejam refletir sobre a prática docente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi investigar no discurso dos professores, do curso de Química Licenciatura de universidades públicas e federais do estado do Paraná, os signos e valorações presentes nos saberes do professor com a divulgação científica (DC). A pesquisa é qualitativa e consistiu em duas etapas, o questionário online e a entrevista realizadas com professores que possuíam conhecimento e experiências com a DC. Foram entrevistados doze professores e aqui são apresentadas as análises oriundas de duas entrevistas. Os dados foram analisados de acordo com alguns pressupostos teóricos de Bakhtin e seu Círculo. Consideramos que os saberes docentes não estão estagnados, mas estão em constante modificação, reflexo da influência que o externo provoca no saber do professor.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV, Valentin). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução feita por Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. PIMENTA, Selma. Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 15-34.
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagoga Universitária: valorizando o ensino e à docência na universidade. In: Barreiro, Iraíde Marques de Freitas; Barbosa, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de Educadores: inovação e tradição. São Paulo, Ed UNESP. 2020. p. 91 - 109. ISBN: 978-85-9546-386-8
SOUZA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução feita por Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.