Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química

Autores

  • Diane Ferreira da Silva Dapieve Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3953-5198

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15444

Palavras-chave:

Professor de Química, Formação docente, Saberes docentes

Resumo

A formação docente é objeto de estudo de muitos pesquisadores que almejam refletir sobre a prática docente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi investigar no discurso dos professores, do curso de Química Licenciatura de universidades públicas e federais do estado do Paraná, os signos e valorações presentes nos saberes do professor com a divulgação científica (DC). A pesquisa é qualitativa e consistiu em duas etapas, o questionário online e a entrevista realizadas com professores que possuíam conhecimento e experiências com a DC. Foram entrevistados doze professores e aqui são apresentadas as análises oriundas de duas entrevistas. Os dados foram analisados de acordo com alguns pressupostos teóricos de Bakhtin e seu Círculo. Consideramos que os saberes docentes não estão estagnados, mas estão em constante modificação, reflexo da influência que o externo provoca no saber do professor.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

FERREIRA DA SILVA DAPIEVE, D.; BORIN DA CUNHA, M. Valorações e signos ideológicos nos saberes docentes de professores de Química. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–11, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15444. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15444. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos