Representações sociais dos discentes do curso de graduação em Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa sobre Educação Cooperativista
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15495Palavras-chave:
representações sociais, educação cooperativista, cooperativismoResumo
O presente artigo tem por objetivo observar as representações sociais sobre educação cooperativista entre os estudantes do curso de Graduação em Cooperativismo (GCOUFV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e analisá-las sob a ótica da teoria das Representações Sociais (TRS). Considerando a opção pela teoria das representações sociais como lente teórica, optou-se por um método de natureza sociológica, de abordagem qualitativa, e em relação ao método, esta pesquisa se enquadra como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionários estruturados, disponibilizados por meio eletrônico, permitindo a participação anônima dos informantes, totalizando 44 informantes, e observação participante em espaços de discussão sobre educação cooperativista em uma turma da disciplina Educação Cooperativista II, durante o período compreendido entre setembro e novembro de 2019. Nos resultados, as representações sociais observadas sobre a educação cooperativista, se mostraram relacionadas às condições sociais sob as quais encontram significação e ao contexto social em que estão imersas e permeia tantos aspectos políticos (infusão de valores, incentivo a participação, decisões, fontes de coesão e confiança baseadas em princípios), quanto processos técnicos (metodologias, assistência técnica, gestão de recursos, profissionais especializados) e institucionalização da EC (através de formalização, estrutura organizacional, mecanismos de governança dentro das organizações).
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