A BNCC em debate:
políticas educacionais e alguns desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15653Palavras-chave:
currículo, educação básica, documentos legaisResumo
O objetivo deste texto é discutir as políticas educacionais, por meio de documentos legais, que incidem sobre a questão dos currículos para a educação básica e a elaboração da BNCC. Para as análises críticas, serão consideradas as perspectivas de autores do campo educacional que discorrem sobre o tema. Entendemos a política curricular como um processo histórico, ao qual diversos protagonistas trazem contribuições em meio às tensões do campo. Desse modo, atentamo-nos à promulgação de documentos legais que, historicamente, consolidaram-se na educação brasileira.
Downloads
Referências
ABRASIL, Ministério da Educação (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação, (2018). Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018-Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 01 dez. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 03 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em: 03 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 mai. 2020.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/
Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em: 03 mai. 2020.
CURY, C. A. J.; REIS; M.; ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: Dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
DUARTE, A. M. C.; REIS, J. B.; CORREA, L. M.; SALES , S. R. A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil. Roteiro, v. 45, p. 1-26, 4 jun. 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22528. Acesso em: 16 nov. 2021.
FLICK, U. Introdução á metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes / Uwe Flick; tradução: Magda Lopes; revisão técnica: Dirceu da Silva. – Porto Alegre: Penso, 2013.
GIL, J. Plano Nacional de Educação. In: Dicionário de verbetes: Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Gestrado, UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/#p. Acesso em 06 jun. 2023.
GIOVANNETTI, Carolina; SALES, Shirlei Rezende. Histórias das Mulheres na BNCC do Ensino Médio: O Silêncio que Persiste. REHR | Dourados, MS | v. 14 | n. 27 | p. 251-277 | Jan. / Jun. 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/12182/6086. Acesso em: 02 nov. 2021.
LOPES, A. C. Apostando na produção contextual do currículo. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018, p. 23-33. Disponível em: https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.
LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2011.
MENDONÇA, E. F. PNE e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Impactos na gestão da Educação e da Escola. IN: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. AGUIAR, M. A. S.; DOURADO, L. F. [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018, p.34-37.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F.. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, 2009.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE-MG). Currículo Referência de Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 3 mai. 2020.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE-MG). Currículo Referência de Minas Gerais – Ensino Médio, 2021. Disponível em: https://educação.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
SILVA, M. R. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 34, e214130, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 01 dez. 2021.
SILVA, T. T. Currículo, conhecimento e democracia: As lições e as dúvidas de duas décadas. Cad. Pesq., São Paulo (73): p.59-66, 1990. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1097/1102. Acesso em: 27 out. 2021.
SILVA, T. T. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. 3ª. ed.; 8. reimp. -Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
TREINTA, F. T. et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multi-critério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.