Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará

Autores

Palavras-chave:

alfabetização financeira, desenvolvimento, ruralidade

Resumo

Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência  do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de  economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este estudo  tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano – Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como método, recorreu-se à análise de clusters, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira). Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para o meio rural e suas especificidades.

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Biografia do Autor

Maria Vanessa Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Economia Rural (UFC); Especialista em Gestão Pública Municipal (UNILAB); Bacharela em Administração Pública (UNILAB); Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP); Bolsista egressa do Programa de Educação Financeira: "Por uma vida melhor, educação financeira sem fronteiras"; Bolsista egressa do Projeto de Extensão: Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL-UNILAB); Bolsista egressa do Projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET-UNILAB) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) - Redenção - Ceará; Bolsista egressa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil (Programa de Pós-graduação em Economia Rural - UFC); Membro (sócia) da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, Brasil. Conhecimento nas seguintes áreas de atuação: Extensão em Desenvolvimento Territorial Rural; Políticas Públicas; Gestão Pública; Alfabetização e Educação financeira no Meio Rural; Alfabetização financeira e Agricultura Familiar; Empreendedorismo e Microcrédito; Elaboração e Avaliação de Projetos Rurais.

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

SILVA DOS REIS, M. V.; CAMPOS, R. T. Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–19, 2023. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15678. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos