Incursões ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a partir de um episódio em aula de Trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15727

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de significado, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Neste artigo, fruto de uma pesquisa de abordagem descritiva, de natureza qualitativa, que adota o estudo de caso como procedimento metodológico, discute-se ideias pertinentes ao Modelo dos Campos Semânticos e sua potencialidade na compreensão de aspectos relevantes às atividades de ensino e de aprendizagem. Traz incursões a pressupostos do referido Modelo a partir de um episódio de aula, em um curso de formação de professores de matemática, considerando diálogos a respeito de equações trigonométricas, numa disciplina formativa. O método adotado às falas foi o de leitura plausível, com vistas a realizar-se produções de significados dos atores, efetuando-se uma análise epistemológica. Não limitando-se a apresentar um procedimento de resolução ou um recurso didático ao tema, o referido episódio permitiu observar que o ator Professor focou a produção de significado como aspecto central da aprendizagem, na qual os objetos matemáticos não foram tomados como um fim, mas como uma possibilidade a um exercício dialógico de base epistemológica, a partir do Modelo dos Campos Semânticos, em um processo de formação de professores.

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

CHAVES, R.; ARANTES SAD, L.; PEREIRA DOMINGUES, D. Incursões ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a partir de um episódio em aula de Trigonometria. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15727. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15727. Acesso em: 24 dez. 2024.

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