O Que é Poder
Uma aproximação entre Hannah Arendt e Norberto Bobbio
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2%20(número%20especial).15995Palavras-chave:
Norma, Poder , ViolênciaResumo
O escopo deste trabalho é analisar as relações de aproximação e diferenciação do conceito de poder na obra da pensadora Hannah Arendt e do jurista e filósofo Norberto Bobbio. Para tanto, pretende-se valer da obra “Sobre a violência” (1994), de Arendt, na qual a autora faz uma distinção entre as definições de poder e violência visando esclarecer o significado dos termos. Em vista dessa dicotomia entre poder e violência, que usualmente aparecem juntos, a despeito de se tratar de fenômenos distintos, Arendt levanta uma questão recorrente da História da Filosofia: em que medida a ordem dada por um policial é diferente daquela dada por um pistoleiro? Tentando responder à mesma pergunta, Norberto Bobbio aborda um conceito de poder que pode ser colocado em paralelo com aquele definido por Arendt. Para Bobbio, na obra “Direito e Poder” (2008), questiona-se qual a diferença do poder de um ordenamento jurídico e aquele emanado de uma organização criminosa. O poder a que se refere é o poder jurídico, isto é, o poder de produzir ou aplicar normas jurídicas. Relacionar Arendt e Bobbio visa investigar os fundamentos do Estado Democrático de Direito, aglutinando elementos da Teoria Política e da Filosofia do Direito. Assim, revisando as obras de ambos autores, que se caracterizam pelo pensamento representativo de sua época, pretendemos encontrar aproximações e diferenciações que nos levem a um conceito de poder embasado das teorias de dois grandes pensadores do século XX.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Editora Ática S.A, 1988.
ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Tradução André Duarte. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
BOBBIO, Norberto. Direito e Poder. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
BOBBIO, Norberto. Do fascismo à democracia: os regimes, as ideologias, os personagens e as culturas políticas. Tradução Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
LAFER, Celso. Hannah Arendt e Norberto Bobbio – uma proposta de aproximação. Em: Hannah Arendt e A condição humana. Organização Adriano Correia. Salvador: Editora Quarteto, 2006.
TORRES, Ana Paula Repolês. A relação entre Direito e Política em Hannah Arendt. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.