O USO DA MONTAGEM E DE ESTRANGEIRISMOS EM MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR

Autores

  • Geraldo Generoso Ferreira

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso da montagem e de estrangeirismos em Memórias Sentimentais de João Miramar. A obra de Oswald de Andrade é uma crítica e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a influência estrangeira no Brasil. Através de uma visão antropofágica, o autor propõe ainda uma nova ordem ao romance brasileiro, usando-se para isso a técnica da montagem cinematográfica. Trata-se de uma obra vanguardista em que o experimentalismo lingüístico e estético são observados de maneira crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE. Oswald de. Memórias sentimentais de João Miramar, 9a ed. São Paulo: Globo, 1997. 107 p.

CAMPOS, Haroldo de. Miramar na mira. In: ANDRADE. Oswald de. Memórias sentimentais de João Miramar, 9a ed. São Paulo: Globo, 1997. 107 p.

CANDIDO, Antônio. Castello, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira Modernismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. 345 p.

RAMOS, Jorge Leitão. Sergei Eisenstein. Lisboa, Livros Horizonte, 1981. 130 p.

TELES, Gilberto Mendonça.Vanguarda européia e modernismo brasileiro. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1976. 446 p.pág. 294, 298

HELENA, Lúcia. Uma literatura antropofágica. 2a ed. Fortaleza, UFC, 1983. 151p.

Downloads

Publicado

26-03-2009

Como Citar

FERREIRA, G. G. O USO DA MONTAGEM E DE ESTRANGEIRISMOS EM MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–52, 2009. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9157. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos