QUALIDADE DE VIDA EM VOZ DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Autores

  • Lenilda Soares Viana

Palavras-chave:

Voz, Qualidade de Vida, Professor

Resumo

O objetivo desse artigo é conhecer o perfil vocal de professores da Universidade Federal de Viçosa e assim traçar metas de saúde coletiva. Foram analisados 43 questionários (QVV), respondidos pelos professores. Os escores do QVV foram similares nos domínios (sócio-emocional 93,9; físico 85,0 e total 90,0). 49,0% avaliaram a voz como boa e 44,0% como razoável; 72,0% apresentaram alguma dificuldade relacionada à voz, sendo que destes 46,0% apresentaram uma dificuldade vocal, no mínimo moderada, segundo a escala utilizada, como as observadas na análise do QVV por questão do domínio físico para as respostas às questões 1 e 2. Estas dificuldades foram relatadas por 60,0% e 37,0% respectivamente, dos participantes deste estudo. 42,0% dos participantes relataram dificuldade para desenvolver a docência por causa da voz. Conclui-se que a qualidade de vida em voz evidenciou-se na dificuldade de usar a voz em forte intensidade, na incoordenação pneumofônica, na dificuldade em ser entendido e no desempenho da profissão.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

VIANA, L. S. QUALIDADE DE VIDA EM VOZ DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 5–15, 2019. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9159. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos