ATIVIDADE REFLEXIVA, INVESTIGAÇÃO E PESQUISA: UM ESTUDO COM PROFESSORES PÓS-GRADUANDOS DO CURSO LATO-SENSU DE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DA UNIMONTES-MG
Palavras-chave:
Professor reflexivo, professor-pesquisador, formação de professoresResumo
Este estudo tem por objetivo verificar a atividade reflexiva e investigativa dos professores pós-graduandos do curso lato sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior da UNIMONTES como princípio educativo. Especificamente, pretendese: levantar como os professores pós-graduandos identificam o perfil do professor reflexivo; verificar a concepção de pesquisa e verificar se os professores pós-graduandos percebem através de suas idéias o uso da pesquisa como princípio educativo. A metodologia empregada situa-se no universo da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que os professores perceberam como é importante o processo de refletir na e sobre a sua prática. Verificou-se que a atividade reflexiva e investigativa dos professores ainda é tímida. A reflexão foi tomada como um processo que congrega o questionamento tanto da sua prática como da construção do conhecimento. A concepção de pesquisa foi vista sob dois pontos de vista, o “antes” e o “depois”
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