APLICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS FINAIS DE CURSO DE ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo
Têm-se percebido o aumento das discussões ao redordos termos acessibilidade e sustentabilidade em diferentes âmbitos, incluindo a Arquitetura. Apesar da discussão desses dois conceitos em salas de aula e por profissionais da área e de sua disseminação, ainda não se sabe se eles estão sendo apreendidos de forma correta e em seu sentido amplo. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da avaliação dos Trabalhos Finais de Curso elaborados pelos formandos de julho de 2011 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em relação à aplicação desses conceitos. Foram analisados 17 banners apresentados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo para exposição dos trabalhos, sendo feita uma leitura teórica e formal dos projetos arquitetônicos. Após a análise, percebeu-se que as propostas ainda são pontuais e que a acessibilidade é mais presente do que a sustentabilidade.
Downloads
Referências
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR
: acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e
equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2004.
- SASSAKI, R. K. Acessibilidade: uma chave para a inclusão
social. 2006. Disponível em: <http://www.lainsignia.org/2004/
junio/soc_003.htm>. Acesso em: 1º abr. 2011.
- AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São
Paulo: Annablume, 2006.
- INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 15392: sustainability in building construction: general principles. Switzerland, 2008.
- ARAÚJO, M. A. A moderna construção sustentável. Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica. 20—?. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2010.
- SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI.
São Paulo: Studio Nobel: FUNDAP, 1993.
- SILVA, I. C. C.; TIBÚRCIO, T. M. de S. Arquitetura Sustentável em Edifícios Educacionais. 2008 (Relatório Final de Iniciação Científica PIBIC/CNPq) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008. 46 p.
- SILVA, V. G. Avaliação da Sustentabilidade de Edifícios de Escritórios Brasileiros: diretrizes e base metodológica. 2003. 210 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2003.
- ISOLDI, R. A. Tradição, inovação e sustentabilidade: desafios e perspectivas do projeto sustentável em arquitetura e construção. 2007. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.