GEOGRAFIA DOS CONFLITOS: UMA POSSIBILIDADE DE ESTUDO A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Márcio José Mendonça
  • Marcos Cândido Mendonça

Resumo

O presente estudo focaliza um possível uso dasHistórias em Quadrinhos no ensino de Geografia, conferindo importância ao tema dos conflitos internacionais, uma vez que, as obras referidas neste artigo apresentam uma perspectiva de abordagem crítica que pode ser operacionalizada pelo professor de Geografia. Nesse sentido, este escrito apresenta uma contribuição à aprendizagem geográfica a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos de caráter “jornalístico-histórico”, como instrumento de ensino. Coube-nos desta maneira propor e fazer a organização de algumas obras na tentativa de se ressaltar a geograficidade nas Histórias em Quadrinhos, que no final desse artigo, são apresentadas como uma possibilidade de ensino pelo professor de Geografia. Assim, no que se trata ao foco de nosso tema, damos destaque a seis trabalhos dos respectivos autores que retrataram situações de conflito – André Toral; Jacques Tardi; Art Spiegelman; Keiji Nakazawa; Ari Folman e David Polonsky; e Joe Sacco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOMES. Paulo C. da Costa. Geografia e modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.

MORAES, Antonio C. R. Geografia: pequena história crítica.

ed. São Paulo: Annablume, 2007.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso dos HQs no ensino. In: RAMA, Angela; ____. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 7-30.

TORAL, André. Adeus, chamingo brasilieiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

TARDI, Jacques. C’était la guerre des tranchées 1914-1918. Bélgica: Casterman, 1993.

SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Maus: a história de um sobrevivente II: e foi aí que meus problemas começaram. Vol. 2. São Paulo: Brasiliense, 1995.

NAKAZAWA, Keiji. Gen - pés descalços, uma história de Hiroshima. Vol. 1. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.

______. Gen - pés descalços, o dia seguinte. Vol. 2. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.

______. Gen - pés descalços, a vida após a bomba. Vol. 3. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2000.

______. Gen - pés descalços, o recomeço. Vol. 4. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.

FOLMAN, Ari; POLONSKY, David. Valsa com Bashir. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

SACCO, Joe. Palestina: uma nação ocupada. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2000.

______. Área de segurança Gorazde: a guerra na Bósnia Oriental. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005.

______. Palestina: na Faixa de Gaza. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.

______. Uma história de Sarajevo. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005.

______. Notas sobre Gaza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

RAMA, Angela. Os quadrinhos no ensino de Geografia.

In:------------------- ____; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 87-104.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14. ed. São Paulo: Editora Record, 2007.

Downloads

Publicado

26-03-2011

Como Citar

MENDONÇA, M. J.; MENDONÇA, M. C. GEOGRAFIA DOS CONFLITOS: UMA POSSIBILIDADE DE ESTUDO A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 47–57, 2011. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9163. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)