APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: OS JOGOS DE RPG NA SALA DE AULA
Resumo
Este artigo narra a experiência de aprender e ensinar a disciplina históriapara estudantes de Ensino Médio mediante a utilização dos jogos de RPGs em sala de aula. A partir do relato dessa experiência desenvolvida com os alunos CAP-COLUNI busca-se refletir sobre as possibilidades e limites de trabalhar com categorias centrais do conhecimento histórico com os jovens adolescente, tais como: fato histórico, sujeito, subjetividade na história e tempo histórico. Além disso, pretendo enfatizar a importância dos aspectos lúdicos na produção do saber histórico escolar. A utilização dos jogos de RPGs em sala de aula é uma tentativa de utilizar novas linguagens no ensino história. A apropriação dessa linguagem familiar aos adolescentes significou unir prazer, conhecimento e adotar uma postura ética e também política que visa fazer da história uma aventura a ser vivida pelos estudantes e produzir um conhecimento do passado/presente que fosse útil à vida dos jovens do século XXI.
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Referências
- HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como um elemento da cultura. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 243 p
- TANAKA, Marcos. Simples. Sistema Inicial para Mestres e Professores Lecionarem através de uma Estratégia Motivadora. São Paulo: Ed. do autor, 2004. 87p.
- WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: ensaio sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 2001. 310 p.
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