ANÁLISE DA INTERLÍNGUA DE UM GRUPO DE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aurélia Emilia de Paula Fernandes Colégio de Aplicação – COLUNI Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 36570-000 – Campus Universitário
  • Denise Garcia Vilela Colégio de Aplicação – COLUNI Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 36570-000 – Campus Universitário

Palavras-chave:

Interlíngua, Ensino de Língua Inglesa, Análise de erros

Resumo

A presente pesquisa se desenvolveu após a observação empírica de reincidências de erros gramaticais na língua inglesa (L2) por parte de um grupo de alunos e também pelo desejo de conhecer e melhorar o que estava ocorrendo em sala de aula. O exame da interlíngua (IL) desse grupo de alunos apresentados neste trabalho pôde apontar áreas mais problemáticas e aspectos que faltavam ser estudado mais profundamente. Este trabalho ressalta ainda que a análise da IL, de grupo de alunos aprendizes de L2 é crucial para um ensino mais eficaz, uma vez que o professor consciente da complexidade do processo poderá colaborar no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. E após a análise qualitativa dos dados, observou-se que os erros detectados ocorriam por transferência da língua materna (L1) para L2. Porém, essa pesquisa se aplica apenas a esses sujeitos e contexto e não se pretende fazer generalizações à cerca de outros grupos e contextos.

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Como Citar

FERNANDES, A. E. de P.; VILELA, D. G. ANÁLISE DA INTERLÍNGUA DE UM GRUPO DE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–19, 2019. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9190. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos