Diagnóstico de leitura de estudantes: interfaces entre automaticidade e compreensão leitora
Palavras-chave:
Fluência em leitura oral, Compreensão em leitura, Teste Cloze.Resumo
A interface entre automaticidade na decodificação e compreensão leitora tem sido instrumento de investigação em diversas pesquisas, com o intuito de delinear as relações estabelecidas entre essas duas dimensões da leitura. Um leitor fluente lê com velocidade, precisão e expressividade adequadas. Trabalhamos com a fluência em leitura oral enquanto diagnóstico de leitura para verificar processos de decodificação com automaticidade que demonstram a compreensão leitora (MACHADO, 2018a). Conduzimos essa investigação com base na premissa de que a automaticidade na decodificação é um elemento basilar para a compreensão. Objetivamos verificar a correlação entre o desempenho em fluência em leitura oral e em compreensão leitora por meio de dois testes. Participaram do estudo 39 estudantes do 6o ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS). Seguimos o método Curriculum- Based Measurement (DENO, 2003) para controlar processos de automaticidade na decodificação em 1 minuto de leitura oral. Para verificar a compreensão leitora, aplicamos um teste Cloze. A correlação entre os testes comprovou que quem tem fluência em leitura oral, consequentemente, compreenderá o texto lido. Desse modo, corroborando com a nossa tese de investigação que atesta a
necessidade da automaticidade na decodificação para a compreensão leitora.
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