Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar.
Palavras-chave:
Processos Seletivos, Mindfulness, Orientação de Estudo.Resumo
O relato de experiência apresenta um trabalho realizado por estagiárias de psicologia na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – o Centro Pedagógico. A intervenção teve como objetivo atender a uma demanda dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que solicitaram um espaço de orientação de estudos para processos seletivos do ensino médio e técnico. O trabalho realizado foi distribuído em atividades de autoconhecimento e diálogo sobre a escolha do curso técnico, informativos sobre os processos seletivos e orientação de estudos. Como resultado percebeu-se a importância do profissional de psicologia na escola, de modo a auxiliar os estudantes a lidarem com suas questões relativas ao processo ensino-aprendizagem e o futuro pessoal e profissional. No entanto, entende-se que a prática da orientação de estudos pode ser mais completa com a participação de outros atores e outros saberes, além da psicologia. Destaca-se ainda os bons resultados do uso de exercícios de mindfulness entre os alunos, proporcionando bem-estar e reflexão sobre si, e a contribuição do estágio para a formação crítica e profissional das estagiárias de psicologia.
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