Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar.

Autores

  • Paula Cristina Barbosa de Carvalho Tavares Universidade Federal de Minas Gerais Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional
  • Cecília Cotinguiba Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Processos Seletivos, Mindfulness, Orientação de Estudo.

Resumo

O relato de experiência apresenta um trabalho realizado por estagiárias de psicologia na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – o Centro Pedagógico. A intervenção teve como objetivo atender a uma demanda dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que solicitaram um espaço de orientação de estudos para processos seletivos do ensino médio e técnico. O trabalho realizado foi distribuído em atividades de autoconhecimento e diálogo sobre a escolha do curso técnico, informativos sobre os processos seletivos e orientação de estudos. Como resultado percebeu-se a importância do profissional de psicologia na escola, de modo a auxiliar os estudantes a lidarem com suas questões relativas ao processo ensino-aprendizagem e o futuro pessoal e profissional. No entanto, entende-se que a prática da orientação de estudos pode ser mais completa com a participação de outros atores e outros saberes, além da psicologia. Destaca-se ainda os bons resultados do uso de exercícios de mindfulness entre os alunos, proporcionando bem-estar e reflexão sobre si, e a contribuição do estágio para a formação crítica e profissional das estagiárias de psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARO, P.B.S.; CALAIS, S.L. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 97-105, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 maio. 2019.

BASTOS, L.B. Psicologia e violência escolar: contribuições para o enfrentamento do fenômeno. In: EDUCERE: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 14, 2008. Paraná. Anais eletrônicos [...]. Paraná: Editora Universitária Champagnat, 2008. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/732_866.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2019.

CONLON, D. S. B.; MAYNARD, B. R.; BRENDEL, K. E.; FARINA, A. S. J. Mindfulness-

based interventions for youth with anxiety: a systematic review and meta-analysis. Research on

Social Work Practice (RSWP), Florida, v. 29, n. 2, p. 195-205, jan. 2017. Disponível em:

<https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1049731516684961>. Acesso em: 30 jul. 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP n° 002, de 10 de março de 2001.

Altera e regulamenta a Resolução CFP no 014/00 que institui o título profissional de especialista em

psicologia e o respectivo registro nos Conselhos Regionais. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2006/01/resolucao2001_2.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

DAOLIO, C.C; NEUFELD, C.B. Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: estudo piloto. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis. v.18, n. 2, p. 129-140,

jul./dez. 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902017000200002>. Acesso em: 21 maio. 2019.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. In: Wechsler S.M. (org.). Psicologia escolar: Pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 1996.

DINELLI, L. R.; ASSUMPÇÃO, A.A. Intervenções baseadas em mindfulness para crianças com sintomas de ansiedade: Revisão Integrativa. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 67-78, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/pretextos/article/view/18406>. Acesso em: 14 maio. 2019.

KALLAPIRAN, K.; KOO, S.; KIRUBAKARAN, R.; HANCOCK, K. Review: effectiveness of mindfulness in improving mental health symptoms of children and adolescents: a meta-analysis. Child and Adolescent Mental Health, v. 20, n. 4, p. 182-194, Aug, 2015. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/wol1/doi/10.1111/camh.12113/full>. Acesso em: 30 jul. 2019.

FALEIROS, N.P.; LEHMAN, Y.P. Imbricações históricas e problemas práticos em orientação profissional no contexto escolar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo. v.14, n.2, p. 289-293, jul./ dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 12 maio. 2019.

GOULART, S.M.G. A matemática em uma turma organizada por ciclos de formação humana. 2005. 141 f. Dissertação (mestrado em educação) Faculdade de Educação da UFMG - UFMG, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/IOMS-6JZH42/a_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdf;jsessionid=81F960D01E897F8CA90D65872F63EE30?sequence=1>. Acesso em: 12 maio. 2019.

MAGALHÃES, M. O.; ALVARENGA, P.; TEIXEIRA, M. A. P. Relação entre estilos parentais, instabilidade de metas e indecisão vocacional em adolescentes. Revista brasileira de orientação profissional, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 15-25, jun. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902012000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 maio. 2019.

MEDEIROS, P. A.; REIS, S. C.; SOUZA, S. M. Violência e indisciplina na escola. In: Práticas e

pesquisas em psicologia e educação [recurso eletrônico]: experiências em Minas Gerais /

organizadores Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Comissão de

Psicologia Escolar e Educacional—Dados eletrônicos. – Belo Horizonte: CRP 04, 2017. Recurso

digital. p.274-286.

PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares; CALAIS, Sandra Leal. Estresse e escolha profissional: um

difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínic, São Leopoldo, v.2, n.2,

p.97-105, dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2019.

SARRIERA, J. C. et al. Formação da identidade ocupacional em adolescentes. Estudos de

Psicologia, Porto Alegre, v.6, n.1, p. 27-32. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?

pid=S1413-294X2001000100004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 12 maio. 2019.

Downloads

Publicado

22-10-2019

Como Citar

TAVARES, P. C. B. de C.; SILVA, C. C. Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 128–135, 2019. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9210. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência