A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia

Autores

Resumo

O presente estudo investigou a eficiência do uso de recursos digitais, em especial o software Stellarium e o aplicativo Star Walk, no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados à astronomia. Sabendo que tal área é pouco contemplamos nas clássicas disciplinas do ensino fundamental e médio, foi elaborado um minicurso específico sobre a temática, o qual foi ministrado para um grupo de 32 alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni/UFV). Durante as aulas teóricas e práticas, tais recursos digitais foram inseridos de forma estratégica, corroborando para uma maior dinamização dos conteúdos abordados, bem como para a visualização de fenômenos celestes raros. Os dados qualitativos e quantitativos que respaldam as benesses da aliança entre os processos de aprendizagem formal e informal e as novas tecnologias, foram obtidos a partir da aplicação de questionários a todos os participantes.

PALAVRAS-CHAVE: Astronomia; Recursos Digitais; Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2020.

BRÜGGEMANN, Odálea Maria; PARPINELLI, Mary Ângela. Utilizando as Abordagens Quantitativa e Qualitativa e na Produção do Conhecimento. Rev Esc Enferm USP, [s. l.], p. 563 - 568, 2 ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n3/v42n3a20>. Acesso em: 14 fev. 2020.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônio. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2020.

CROSS, Di; THOMSON, Simon; SIBCLAIR, Alexandra. Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics. Clarivate Analytics, 2017. 73 p.

EVANS, James; FRIEDLANDER, Michael Wolf. Astronomy. Encyclopædia Britannica, Encyclopædia Britannica, inc., n.p., 25 nov. 2019. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/astronomy>. Acesso em: 13 fev. 2020.

GODBY, Mary Earick. Control group. Encyclopædia Britannica, Encyclopædia Britannica, inc., n.p., 29 ago. 2018. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/control-group>. Acesso em: 13 fev. 2020.

HOSOUME, Yassuko; LEITE, Cristiana; DEL CARLO, Sandra. Ensino de Astronomia no Brasil – 1850 A 1951 – Um Olhar pelo Colégio Pedro II. Revista Ensaio, Belo Horizonte, maio-ago 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n2/1983-2117-epec-12-02-00189.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2019.

LANGUI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 4, 4402, 2009. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314402.pdf >. Acesso em: 13 fev. 2020.

LEMOS, Bruno Morais; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. Uso de realidade aumentada para apoio ao entendimento da relação de Euler. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 2, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.22456/1679-1916.15219>. DOI: 10.22456/1679-1916.15219. Acesso em: 13 fev. 2020.

MEIRELLES, Fernando S. 30ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas. In: Fórum de Informações permanente sobre a Administração e Uso de Recursos de TI – Tecnologia de Informação nas Empresas, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/pesti2019fgvciappt_2019.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2020.

MOURA, Adelina. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar". In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO. 6., 2009, Braga, Portugal. Anais eletrônicos... Portugal, 2009. p. 49-77. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/10056>. Acesso em: 14 fev. 2020.

PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Helio; ANGELUCI, Alan César Belo. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p.159-178, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p159-178>. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v8i1p159-178. Acesso em: 14 fev. 2020.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

GOUVÊA, N. H.; PELUSO, L. G. P.; VENTURA, D. R. A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 101–115, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9640. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)