A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ESCOLARES

Autores

  • Severina Sarah Lisboa

Palavras-chave:

Geografia, Conceitos geográficos, conteúdo escolar

Resumo

A discussão conceitual no interior da ciência geográfica sempre apresentou importância significativa, já que estes são entendidos como instrumentos fundamentais para compreender a realidade humana. Os principais conceitos que estiveram presentes desde a formalização da Geografia como disciplina científica, ainda hoje se mantém como bases para o conhecimento geográfico. Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas. Também na Geografia escolar estes conceitos representam parte importante do conteúdo, embora nem sempre sejam diretamente abordados. Cabe salientar que o estudo dos conceitos geográficos não deve ocorrer sem associação às situações da realidade e das vivências humanas, sem as quais perde todo o sentido. A abordagem direta dos conceitos, associados aos conteúdos estudados na Geografia, tornaos instrumentos para a efetiva aprendizagem e permite compreender mais efetivamente a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. MACHADO, Mônica Sampaio. Geografia e Epistemologia: um passeio pelos conceitos de espaço, território e territorialidade. Disponível em <http://www2.uerj.br/dgeo/geouerj1h/monica.htm>. Acesso em 09 dez. 2006.
2. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1999.
3. CORREA, Roberto Lobato. Espaço Geográfico: algumas considerações. In: ______. Novos Rumos da Geografia Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 25-34.
4. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC,1988, p.64-65.
5. GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias; ______; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 49-76.
6. CASTRO, I. E. de. "A região como problema para Milton Santos". In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, v. VI, n. 124, 30 de septiembre de 2002.
7. LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: Duas Acepções Geográficas. In: Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ. Rio de Janeiro: 1998, volume 21, p. 9-20.
8. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede (A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, v. 1) São Paulo: Paz e Terra, 2000. Tradução de Roneide Venâncio Majer com colaboração de Klauss Brandini Gerhardt.
9. VAINER, Carlos Bernardo. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: Cadernos do IPUR. Rio de Janeiro: IPUR-UFRJ/DPA Editora, 2002, p. 13-32.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

SEVERINA SARAH LISBOA. A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ESCOLARES . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 23–35, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9746. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos