CORPO JOVEM: O QUE A ESCOLA ENSINA?

Autores

  • Maria Celeste Rocha
  • Diná Guimarães de Faria
  • Emmi Myotin

Palavras-chave:

Adolescentes, escola e corpo

Resumo

A percepção do corpo para o indivíduo jovem vai além da sua estrutura biológica, passando pela compreensão do corpo como uma construção cultural e social. As discussões sobre o corpo adolescente e a sexualidade, devem estar inseridas no projeto político pedagógico das escolas, com enfoque voltado para uma prática docente centrada na relação “Corpo x Jovem”. Voltado para esta reflexão, este trabalho tem como objetivo: identificar a origem das informações adquiridas por garotos e garotas sobre o corpo adolescente e a sexualidade; identificar, na perspectiva do indivíduo adolescente, qual a abordagem dada ao corpo e a sexualidade no ambiente escolar; e compreender qual a expectativa que estes sujeitos apresentam em relação ao conhecimento da sua corporeidade e da sexualidade. Os dados coletados mostraram que a escola apresenta dificuldade em dialogar, com os/as adolescentes, sobre o corpo e a sexualidade, concentrando as informações referentes à esses temas nos aspectos biológicos, não atendendo às expectativas, ansiedades e inquietações dos/as alunos/as.

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Referências

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

MARIA CELESTE ROCHA; DINÁ GUIMARÃES DE FARIA; EMMI MYOTIN. CORPO JOVEM: O QUE A ESCOLA ENSINA? . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 49–60, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9748. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos