EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA
Palavras-chave:
Educação, Meio Ambiente, SustentabilidadeResumo
O presente artigo faz uma abordagem sobre a Educação Ambiental, considerando a atual situação ambiental mundial. Tem como objetivo discutir aspectos teóricos e práticos referentes ao modo como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada e, a partir disso, apontar propostas que favoreçam sua inclusão de forma mais ativa na educação formal e informal. São apresentadas algumas propostas com bases em experiências próprias que podem favorecer o alcance do objetivo proposto e contribuir para a formação de um mundo mais justo e sustentável.
Downloads
Referências
2. GADOTTI, M. Pedagogia da Terra; prefácio Ângela Antunes; apresentação José Eustáquio Romão, Leituras e Questões para aprofundamento Gustavo Querubine e Natalia Bernal.- São Paulo: Peirópolis, 2000.- (série Brasil- cidadão)
3. REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. (coleção questões de nossa época). São Paulo. ED. Cortez, 1995.
4. BRASIL-MEC-SEF: Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 8: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
6. LEEF, E. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão / Marcos Reigota (org.). –Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
7. WEID, J. M. V. D., Qual estratégia para o desenvolvimento rural? In: Núcleo de Estudos Agrários e de Desenvolvimento (NEAD). José Graziano, Jean Marc e Bianchini debatem O Brasil rural precisa de uma estratégia de desenvolvimento. Brasília: MDA/CNDRS/NEAD, 2001, p. 53-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.