Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Se o trabalho foi publicado total ou parcialmente em anais de congressos, encontros, simpósios ou outros eventos, especificar os anais e ano de publicação em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação. Somado a isto, há exposição clara, adequada e suficiente dos métodos qualitativos e/ou quantitativos utilizados.
  • Os arquivos para submissão possuem extensão .doc e não ultrapassam 2MB
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Dossiê Temático Especial – Diversidade de Práticas em Secretariado: acessar diretrizes aqui.

Diretrizes para Submissão 

A submissão de artigos, resenhas e casos para ensino na SCRIBES – Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies – é gratuita.

As submissões devem ser feitas, necessariamente, utilizando o template da Revista SCRIBES, disponível neste link.

Autoria

São admitidos até 4 autores por artigo e todos deverão estar cadastrados no site da SCRIBES. 

O nome do(s) autor(es) deve vir em arquivo separado, acompanhado de um breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo e o endereço eletrônico;

Um é o número máximo de trabalhos que pode ser submetido por autor por ano, independentemente da posição de autoria. 

Os artigos submetidos devem ser assinados por Doutores, Mestres, Doutorandos, Mestrandos, Pós-graduados (Especialização/MBA), Pós-graduandos (Especialização/MBA), Graduados ou Graduandos e, nos quatro últimos casos, é imprescindível que, pelo menos um dos autores, tenha o título de Doutor.

Áreas e temas da Revista

Estudos Secretariais

  • Desenvolvimento Científico do Campo Secretarial
  • Formação Profissional e Docente em Secretariado
  • Secretariado e Atuação Profissional
  • Gestão e Competências Secretariais
  • Linguagem e Idiomas no Contexto Secretarial
  • Identidade e Diversidade no Secretariado
  • Sustentabilidade no Secretariado

Estudos Organizacionais

  • Abordagem histórica do desenvolvimento da área de EO e também de outras questões que possam beneficiar-se de um esclarecimento histórico
  • Cultura, simbolismo e imaginário organizacional (poder, gestão do afetivo, disciplina, sentidos do trabalho e vínculo, perspectiva psicossociológica, etc.)
  • Utilização de novas epistemologias para compreender as organizações
  • Estudos interculturais (interações culturas nacionais, mobilidade, o estrangeiro e o novo grupo, equipes multiculturais, aspectos de carreiras internacionais, etc.)
  • Comportamentos no ambiente de trabalho (violências, discriminações, assédios, suicídios, etc.)
  • Mudança organizacional
  • Práticas de gestão
  • Indústrias criativas
  • Estudos etnográficos de cunho pós-estruturalista
  • Abordagens pós-coloniais para se compreender as organizações e o seu estudo
  • A interferência de ferramentas do "management" em áreas além da sua especialidade
  • Consumo e organizações
  • Abordagem institucional nos Estudos Organizacionais
  • Aprendizagem nas organizações
  • Comportamento organizacional
  • Simbolismos, Cultura e Identidades organizacionais
  • Abordagens Relacionais às Organizações

Idioma

São aceitos artigos, resenhas e casos para ensino em português, inglês, espanhol e francês. Sempre deverá haver uma versão do título, resumo e palavras-chave em inglês.

 

Normas Gerais de Formatação

Artigos, resenhas e casos para ensino devem ser submetidos, necessariamente, utilizando o template da Revista SCRIBES, disponível neste link.

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm)

Margens: superior: 3 cm; esquerda: 3 cm; inferior: 2 cm; direita: 2 cm.

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: 1,5 

Parágrafos: alinhamento justificado

Notas de rodapé e nota de fim: Os trabalhos publicados na SCRIBES utilizam notas de fim, não use notas de rodapé. Notas devem ser usadas o mínimo possível. Quando for o caso, utilizar fonte de tamanho 10 e espaçamento simples.

Seções: Formatar parágrafo: Espaçamento – antes: 0 pt e depois: 12 pt. Não colocar ponto entre o número e o texto.

Quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa. No topo da ilustração deve estar a sua designação e o seu número indicativo (ex.: Tabela 2). Convém ao autor saber a diferença entre quadro e tabela.

Citações e Referências: devem conter todas as fontes de informações citadas no texto, obedecendo as normas de Citação e Referências da APA (American Psychological Association). Recomenda-se a leitura atenciosa e o atendimento pleno das orientações detalhadas sobre citações e referências padrão APA.

Para construção de citações, lista de referências, tabelas e quadros, consultar o Resumo das Normas da APA da ANPAD

Resenha

- Primeira página: inicia-se com o título da resenha e a referência da obra resenhada. Não são necessários resumos ou palavras-chave;
- Deve ter no máximo 5 páginas e ser submetida no template da revista;
- Serão aceitas resenhas de obras que tenham sido lançadas até 5 anos antes da data de submissão, e tratem de assuntos relacionados ao escopo do periódico;
- Para mais informações, acessar as recomendações do Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer.

Caso para Ensino

- Caso para ensino, no campo organizacional, é uma espécie de relatório que retrata uma situação administrativa que necessitou de uma intervenção, e tal intervenção possui valor didático para as ciências administrativas e secretariais. Espera-se a apresentação do diagnóstico do problema, do cenário em que se passa a situação, do desenvolvimento do plano de ação, das metodologias utilizadas, do processo de tomada de decisão, da implementação e dos resultados obtidos;
- Não há limitação de porte, setor ou indústria à qual pertença a organização analisada. O importante é que o caso traga informações relevantes para o cenário acadêmico e administrativo.
- Para mais informações sobre a construção do trabalho, ler “Como Escrever um Bom Caso para Ensino? Reflexões sobre o Método”;
- Os relatos devem ser sobre casos reais e precisam vir acompanhados de uma carta assinada, com autenticação digital, atestando ciência da versão submetida e autorizando a divulgação do trabalho. Os nomes reais de empresas e indivíduos serão preservados, mas isso não retira a obrigatoriedade de envio da carta de autorização. Casos submetidos sem a carta de autorização serão rejeitados no desk review. Caso o autor tenha dúvidas sobre o processo de certificação digital, ele deve entrar em contato pelo e-mail scribes@ufv.br;
- Casos que tenham sido concluídos até 36 meses antes da submissão não serão divulgados por conta da falta de atualidade do relato. Portanto, é necessário que as datas sejam explicitadas no documento;
- O resumo e o abstract do caso para ensino devem seguir os mesmos parâmetros dos artigos submetidos à SCRIBES, devendo abordar a problemática, o desenvolvimento do caso e seus efeitos;
- Citações e referências: não devem constar citações diretas de referências bibliográficas, apenas de depoimentos de pessoas envolvidas, quando for o caso. Citações indiretas para embasamento científico são permitidas e as respectivas referências devem ser disponibilizadas como notas de fim.

Artigo


Os artigos devem possuir no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, não excedendo 8000 palavras, já incluindo:

  • Título (em português e em inglês),
  • Resumo e 3 (três) palavras-chave,
  • Abstract and 3 (três) keywords,
  • Introdução,
  • Referencial teórico,
  • Metodologia,
  • Análise e discussão dos resultados,
  • Conclusões e
  • Referências.

Título e sub-título: Devem figurar na página de abertura do artigo e se houver sub-título este deve aparecer separado por dois pontos (:), em português e em inglês.

Resumo e Abstract: Não devem ultrapassar 1000 caracteres. Não é aceito Abstract  feito em tradução automática (como a ferramenta Google Tradutor). O resumo deve trazer informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes.

Atenção: artigos submetidos em inglês, francês ou espanhol precisam ter o resumo e as palavras-chave em português e no idioma em que está o artigo.

Palavras-chave e Keywords: Devem vir separadas por ponto e vírgula.

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

Política padrão de seção

Caso para Ensino

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.