Os imaginários da profissão de secretariado em publicidades on-line de floriculturas no Dia da Secretária
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10635Resumo
A profissão de secretariado é marcada em nossa sociedade por algumas concepções cristalizadas, muitas delas em reforço a antigas práticas atreladas ao exercício profissional. Buscando entender a constituição dessas concepções no âmbito discursivo é que propomos este estudo. O objetivo deste artigo é analisar os imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2011) construídos acerca da profissão de secretariado em publicidades on-line de três floriculturas, publicidades estas veiculadas no “Dia da Secretária” (30 de setembro) do ano de 2012. Como método de análise, valemo-nos da Análise do Discurso, que possibilita ao pesquisador apreender os efeitos de sentido da materialidade linguageira – no caso de nosso trabalho, verbo-icônica. Para Orlandi (2012), a Análise de Discurso não trata da língua, mas do discurso, que implica o simbólico da fala e considera o trabalho social geral constitutivo do homem e de sua história. Nosso aporte teórico abrangeu os estudos de Nonato Júnior (2009) e Sabino e Rocha (2004), no que se refere à profissão de secretariado, de Charaudeau (2011) e de Reis (2012), em torno de imaginários sociodiscursivos, e de Farina (1990) e Guimarães (2004), no que concerne aos significados evocados pelas cores. A partir da análise empreendida, foi possível compreender de que maneira a profissão secretarial foi representada em sua data comemorativa no corpus elencado, o que nos demonstrou que, por um lado, aponta-se para uma representação contemporânea da profissão, mas, por outro, (ainda) recuperam-se imaginários cristalizados em torno do ofício.
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