O assédio moral nas relações de trabalho do profissional de secretariado executivo
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10636Resumo
O assédio moral é um tema alarmante e que é debatido com frequência na sociedade. A temática desta pesquisa justifica-se, primeiramente, por sua relevância e dado o fato de o assédio moral se tratar de um crime que pode gerar consequências sérias e irreversíveis para a vítima e, em seguida, pelo desejo de expor essa temática no real cotidiano do secretário executivo. Assim, a questão que a pesquisa propõe é: Como está o cenário da prática de assédio moral junto ao profissional de Secretariado Executivo? Com isso, tem-se por objetivo geral analisar o cenário do possível assédio moral na profissão de Secretariado Executivo. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi a descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, em uma pesquisa de campo em três fases. Na primeira fase foi realizada entrevista com uma profissional de Secretariado Executivo vítima de assédio moral; na segunda fase, com uma representante do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Ceará; e, por fim, foram aplicados questionários junto a profissionais da área de Secretariado Executivo de todo o Brasil, por meio dos quais se obteve 137 retornos. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Dessa forma, constatou-se que a prática do assédio moral ocorre com os profissionais de Secretariado Executivo participantes da pesquisa e que é comum o assediador ser o superior direto a esse profissional. Além disso, tem-se que as consequências dessa prática estão relacionadas principalmente ao estresse e outros problemas que impactam a vida pessoal, afetando a saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).