Resiliência, proatividade e organização:
A adaptação do perfil dos profissionais de secretariado executivo
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10638Resumo
O presente trabalho visa a analisar as características necessárias ao profissional da área de Secretariado Executivo e verificar como ele se adapta ao ambiente de trabalho, que está em constante transformação. No desempenho de suas funções, além daquelas que lhe são características, o secretário executivo pode ver-se diante de situações de conflito, tendo que gerenciar informações, comunicar-se com clientes e executivos, necessitando liderar um grupo de funcionários, o que exige dele atributos como a resiliência, a proatividade e a organização, para que execute as tarefas a ele impostas de maneira satisfatória. Cada vez mais, os profissionais de secretariado ganham espaço e ascendência dentro das organizações e, com isso, assumem maiores responsabilidades, o que demanda uma mudança de comportamento que abarque as características supracitadas. Esta pesquisa buscou, portanto, analisar as aptidões da resiliência, da proatividade e da organização como essenciais ao profissional de secretariado executivo, que atua dentro de organizações em constantes transformações. Com caráter dedutivo e interdisciplinar, a pesquisa utilizou-se de análise bibliográfica e documental, mediante revisão de literatura, com vistas a demonstrar a relevância do tema no contexto de uma sociedade com organizações em constante renovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).