Posicionamento em Marketing
Produção acadêmica Brasileira sob a ótica da Meta-Análise
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077Resumo
A teoria de Posicionamento é uma das mais antigas dentre as estratégias empresariais e foi incorporada ao Marketing para orientar as organizações quanto à melhor forma de se colocar no mercado e, com isso, obter vantagem competitiva. Este artigo busca identificar o estado da teoria de Posicionamento no Brasil, utilizando a meta-análise como método, a fim de buscar, selecionar, categorizar e analisar os estudos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais sobre o tema. A partir dos resultados encontrados, foi possível identificar quais são as configurações teórico-metodológicas das publicações nacionais e as proposições de Posicionamento que são utilizadas com mais frequência pelos pesquisadores. Sendo assim, a contribuição deste artigo é a de fazer uma análise acerca do que tem sido escrito sobre Posicionamento, auxiliando no avanço do conhecimento sobre sua teoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).