A relevância do ensino de finanças no curso de Secretariado Executivo e seu uso no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11256Resumo
A construção de uma carreira inicia-se no ambiente acadêmico simultaneamente à experiência profissional do discente. O secretário reinventa-se constantemente, é um profissional que está em busca de inovação, é multifuncional, fonte de informações, o primeiro contato entre clientes internos e externos. As finanças estão presentes na rotina secretarial nos mais diversos processos, da simples conferência de um relatório de despesas à organização de um evento com alto budget. Em muitos casos, é o secretário o responsável pela administração de recursos financeiros para pagamento de contas e demais gastos do gestor, ou seja, direta ou indiretamente, o profissional de Secretariado lida com processos financeiros. Entretanto, a área de Finanças ainda não é um tema tão pesquisado no contexto da profissão de Secretariado e, mesmo no âmbito universitário, os alunos possuem pouco contato com disciplinas voltadas a essa área do conhecimento. Portanto, este artigo busca responder qual a percepção dos alunos quanto ao conhecimento adquirido na universidade e o quanto ele pode auxiliar nas oportunidades de trabalho, bem como ser um diferencial curricular. Será que a grade curricular possui disciplinas de Finanças suficientes para as práticas profissionais? Esse questionamento norteou a idealização deste artigo, que pretende contribuir com as pesquisas na área de Secretariado com foco em Finanças. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e de método quantitativo. Como resultado, tem-se que o profissional de Secretariado percebe a importância do conhecimento em Finanças como forma de agregar e otimizar suas atividades no dia a dia e reconhece que é um diferencial no mercado de trabalho e pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Contudo, a formação acadêmica possui certas limitações, pois não há um aprofundamento na área de Finanças; seu ensino ainda é introdutório.
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