A categoria força de trabalho e a Crítica da Economia Política
Marx em duas décadas de estudos econômicos (1847-1865)
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11948Resumo
A crítica da economia política de Marx se desenvolveu e se modificou com o passar do tempo. Isso se deveu tanto a fatores teóricos quanto políticos. Um aspecto fulcral, onde essas mudanças se processaram, envolve os debates em torno das categorias trabalho e força de trabalho. A economia política anterior tentou tratar desse tema, mas o seu desenvolvimento insuficiente não a permitiu entender a relação do valor, oriundo do trabalho, com processos de acumulação de capital. Marx conseguiu conectar essas duas dimensões pela distinção, progressivamente mais clara, de trabalho e força de trabalho. Destarte, Marx demonstrou que a acumulação de capital pode ocorrer mesmo em um regime de trocas entre equivalentes, porque essa separação possibilita demonstrar sua principal contribuição teórica: a teoria da mais-valia. O presente trabalho pretende retratar as transformações no trato dessas categorias na trajetória do autor entre 1847 e 1865.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).