Impactos da Indústria 4.0 na atuação dos profissionais de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12027Resumo
A Indústria 4.0 tem alterado as cadeias globais de valor e a forma de atuação dos profissionais, que necessitam adequar seu perfil e competências para poderem se manter no mercado de trabalho. Aos secretários executivos, cujas atividades laborais foram desenvolvidas por muito tempo com caráter técnico, essas mudanças podem impactar de forma efusiva. Para tanto, o objetivo central desse artigo é compreender as características, potencialidades e desafios da Indústria 4.0, visando analisar suas possíveis implicações na atuação dos profissionais de secretariado executivo. A metodologia contemplou um levantamento bibliográfico contextualizando o secretariado executivo no processo da Indústria 4.0, além da identificação de variáveis na forma de atuação desses profissionais, a partir de aplicação de questionários a secretários na Região Oeste do Paraná. Os principais resultados apontam que as mudanças impostas pelos avanços tecnológicos apresentam impactos significativos sobre a forma de atuação dos secretários executivos, principalmente no que se refere a atividades rotineiras e com baixo grau de complexidade e interação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).