Análise da percepção dos docentes da área de Secretariado Executivo sobre o assédio moral no ambiente de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13593Resumo
Este estudo teve por objetivo apresentar de que maneira os docentes do curso de Secretariado Executivo percebem o assédio moral em seu ambiente de trabalho. Para tanto, buscou-se definir as práticas que se configuram como assédio moral e de onde podem surgir. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como os docentes do curso de Secretariado Executivo percebem o assédio moral no ambiente de trabalho? O referencial teórico tratou de conceituar o assédio moral, mostrar suas consequências e o impacto na produtividade e na saúde do trabalhador; ainda, conceituar o assédio moral vertical descendente e ascendente e o horizontal. A metodologia constou de pesquisa de campo de caráter exploratória, aplicada aos docentes de duas instituições de ensino, sendo uma de ensino superior pública e outra de ensino técnico pública do estado de Roraima. A amostra foi composta de 70% dos docentes do curso de Secretariado Executivo da instituição de ensino superior e 25% dos docentes da instituição de ensino técnico. Todos os respondentes têm formação em Secretariado Executivo. Dentre os principais resultados, destaca-se que cerca de 60% dos docentes afirmam ter sofrido assédio moral praticado pelos colegas de trabalho de mesmo nível hierárquico; e quanto à postura frente ao assédio moral, 80% dos entrevistados orientam as vítimas a denunciar o caso às autoridades competentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).