Análise comparativa da eficiência alocativa das despesas públicas municipais utilizando mineração de dados
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11238Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar, comparativamente, a eficiência alocativa das despesas públicas dos municípios brasileiros utilizando técnicas de mineração de dados. Entende-se, como eficiente, a melhor relação entre o volume de despesas e resultados nos indicadores socioeconômicos, ou seja, menores despesas e melhores resultados quando comparado aos outros municípios.
Enquadramento teórico: Teorias da Federação, especificamente o Federalismo Fiscal, na qual uma das principais proposições é a de que tributos e despesas publicas descentralizadas são mais eficientes.
Metodologia: Coleta e a integração de dados financeiros e operacionais. Transformação em indicadores. Limpeza e seleção de indicadores para transformação em atributos categóricos (discretização). Geração de árvores de decisão, a partir de algoritmos de mineração de dados, permitindo identificar características em comum dos municípios com desempenho destacado.
Resultados: Viabilidade e importância do uso da mineração de dados sobre conjuntos abrangentes de dados. Foram identificados padrões relevantes nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento, como a importância de se despender recursos na formação dos docentes, e caracterizadas discrepâncias regionais em termos do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS).
Originalidade: Nos estudos anteriores, foi possível constatar uma repetição da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para estudo da eficiência das despesas públicas. Em contraste com esses estudos, utilizamos grandes conjuntos de dados municipais, de múltiplas fontes e áreas, aplicando técnicas de mineração de dados para encontrar padrões relevantes.
Contribuições teóricas e práticas: Proposição de uma metodologia de estudo da eficiência da despesa pública municipal, válida do ponto de vista teórico e prático, em múltiplas áreas de atuação, com as técnicas e ferramentas da Mineração de Dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.