Afinal, Quem Faz Acontecer? Habilidades de Líderes como Fator Para Implementação de Políticas de Gestão de Pessoas
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i1.13422Resumo
Objetivo da pesquisa: Descrever a relevância das habilidades políticas dos líderes de unidades de Gestão de Pessoas (GP) para a implementação de suas políticas em organizações públicas.
Enquadramento teórico: Tendo em vista que diversos fatores interferem a implementação de políticas e práticas de GP, este estudo considera a esfera política inerente ao complexo contexto das organizações públicas, abarcando o impacto das habilidades políticas da liderança de GP na inserção das unidades de GP nas arenas decisórias organizacionais.
Metodologia: Esta pesquisa caracteriza-se como teórico-empírica de natureza descritiva. O estudo empregou a abordagem qualitativa e, por meio de um recorte transversal, os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com líderes de GP de organizações públicas.
Resultados: A maneira apontada como mais relevante para enfrentar a multiplicidade de agendas e os diversos atores decisórios nas organizações é a produção e o controle das informações pela liderança de GP, de forma a moderar a percepção das informações e manipular as impressões dos demais atores sobre as iniciativas de GP com a incorporação das demandas gerais e particulares.
Originalidade: O ineditismo desta pesquisa se faz presente ao propiciar iniciativas de combate às contingências na implementação de políticas estratégicas de pessoal por meio da sinalização de relevantes habilidades políticas da liderança de GP.
Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa convoca os líderes da unidade de pessoal do setor público a interpretarem o complexo contexto que circunda a máquina pública. A principal contribuição desta pesquisa é demonstrar que os representantes do setor de gestão de pessoas são agentes de transformação ao buscarem a constante inserção nos principais espaços de decisão, resultando em oportunidades de eleger iniciativas de elevado impacto benéfico para a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.