Experimentando Nudges em São Paulo: Tudo Certo, Só Faltam os Dados!
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14100Resumo
Contexto: Em julho / 2019, a equipe do (011).lab, um laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, está perto de concluir seu primeiro grande projeto de nudge — uso de ciências comportamentais para influenciar comportamentos de seus cidadãos. Neste caso, é uma aplicação clássica, em que se fazem intervenções em cartas de cobrança de impostos para diminuir a inadimplência e aumentar o valor arrecadado.
Dilema: Após rodar o experimento, os gestores do projeto se deparam com o desafio de ter acesso aos dados, passo fundamental para as análises estatísticas necessárias para avaliar o resultado de suas intervenções. A equipe da Secretaria da Fazenda, parceira na iniciativa, tem receio em partilhar esses dados por conta da Lei de Sigilo Fiscal.
Fechamento: É preciso decidir se é possível seguir com análise mais simples, sem acesso aos dados, ou se há alternativa para conseguir o acesso e insistir na análise completa.
Palavras-chave:Ciências comportamentais, Nudge, Inovação pública, Laboratórios de inovação pública, Implementação de políticas públicas.
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