Desenvolvimento Comunitário e Cooperativismo de Crédito: Influências nos Modos de Vida da Comunidade Chapadense
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i1.14299Resumo
Objetivo da pesquisa: Considerando as possibilidades de alteração da vivência das pessoas a partir da inclusão financeira, a temática da pesquisa foi definida em analisar as mudanças nos modos de vida da população de Chapada Gaúcha-MG a partir da criação da cooperativa de crédito Sicoob Credichapada.
Enquadramento teórico: A lente teórica que fundamenta a pesquisa é a teoria do desenvolvimento comunitário, com as visões de Garkovich (2011) e Gunton e Markey (2021), com orientação para o desenvolvimento comunitário cooperativo, apoiada em Zeuli e Radel (2005).
Metodologia: A pesquisa se utiliza de observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas com sujeitos do território em estudo, além da utilização do diário de campo como fonte de informações.
Resultados: Os resultados evidenciam que o processo de composição do município, marcado por dificuldades, é transformado com a criação da cooperativa, gerando mudanças tematizadas como economia financeira e comodidade, auxílio ao comércio local, facilidade de acesso ao crédito, geração de empregos, capacitação de membros e colaboradores, participação cívica, apoio à agricultura local e auxílio a instituições filantrópicas.
Originalidade: Além da análise das mudanças ainda inexplorados sobre os modos de vida dos sujeitos da pesquisa, o estudo inova ao ressaltar empiricamente as contribuições da criação das cooperativas de crédito sobre diferentes aspectos de uma vida comunitária.
Contribuições teóricas e práticas: O estudo contribui para a lente teórica utilizada ao trazer aspectos em que as cooperativas de crédito podem auxiliar no desenvolvimento a partir de suas práticas. Além disso, o estudo demonstra que a atuação de instituições financeiras cooperativas pode gerar mudanças sobre os modos de vida das comunidades, sugerindo políticas voltadas para maior articulação e fortalecimento do cooperativismo financeiro no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.