O Que se Espera do Ensino Fundamental: Famílias e Docentes Convergem em Termos de Expectativas?
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14611Resumo
Objetivo de pesquisa: O objetivo deste estudo é identificar se as famílias e docentes convergem em termos de expectativas relacionadas ao ensino desenvolvido em escolas públicas de ensino fundamental. De forma complementar, busca-se identificar quais são os fatores que influenciam a expectativa dos familiares em relação à expectativa sobre o ensino da escola e sobre a escola de maneira geral.
Enquadramento teórico: O estudo discute o conceito do Modelo dos 5 Gaps, conceitos teóricos de gerenciamento de expectativas em organizações, a relação família – escola e o marketing educacional.
Metodologia: A pesquisa possui uma abordagem quantitativa, descritiva e com corte transversal, com dados obtidos por meio da aplicação de questionários estruturados para famílias (pais ou responsáveis) e docentes de escolas.
Resultados: O estudo identificou que existem de fato diferenças de expectativas entre familiares e corpo docente. Os quatro temas mais significativos para a família foram: boa estrutura física, grau de exigência do ensino, acesso às informações dos alunos e liberdade de pensamento e expressão, enquanto que para os docentes os cinco temas mais significativos foram: grau de exigência do ensino, processos burocráticos claros e definidos, ambiente agradável e propício ao aprendizado, expectativa geral sobre o ensino da escola e expectativa geral sobre a escola o que apontam para importantes linhas de ação a serem conduzidas pelos gestores da área educacional.
Originalidade: Discute-se o marketing escolar e a expectativa do cliente na educação básica pública.
Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa contribui com discussões relacionadas às percepções de famílias e docentes em escolas de educação básica pública no Brasil bem como na melhoria de tomada de decisão nas escolas de ensino fundamental, visando ampliação da satisfação com os serviços prestados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.