Roupa Suja se Lava em Casa: A Seca no Agreste Pernambucano e a Gestão Ambiental na Lavanderia Água Limpa
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i3.4473Palavras-chave:
Degradação Ambiental, Sustentabilidade Socioambiental, Poder PúblicoResumo
Este Caso tem como tema central a Gestão Ambiental, e seu objetivo educacional é enfatizar a análise das dimensões de sustentabilidade (ecológica, social e econômica) quando se aplicam ações de Gestão Ambiental na esfera privada, tais como Produção Mais Limpa e Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001. A tomada de decisão envolve Antonio, proprietário da Lavanderia Água Limpa, situada no Agreste Pernambucano, e relaciona-se à dificuldade do gestor em encontrar soluções econômicas e ambientais para o alto custo de aquisição da água – matéria-prima mais nobre da lavanderia. Na região, a água é escassa, e a poluição do Rio Capibaribe, causada pelos rejeitos da produção em lavanderias, é objeto de pressão do Poder Público junto aos empresários. Utilizaram-se como fonte de pesquisa reportagens em revistas especializadas e entrevista com o gestor. O Caso contribui para as discussões pertinentes às disciplinas Gestão Ambiental e Gestão Social em cursos de Administração.
Palavras-Chave: Degradação Ambiental, Sustentabilidade Socioambiental, Poder Público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.