Fatores Mediadores da Aprendizagem na Educação a Distância em Administração Pública

Autores

  • Jammilly Mikaela Fagundes Brandão Universidade Federal da Paraíba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5058

Palavras-chave:

Educação de Adultos, Andragogia, Ensino Superior. Experiência

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os fatores mediadores da aprendizagem na educação a distância em administração pública vinculados ao Programa Nacional de Administração Pública – PNAP. Na fundamentação teórica é apresentada a aprendizagem de adultos com base na abordagem andragógica, incluindo o modelo andragógico desenvolvido por Knowles, Holton e Seanson (2011). A pesquisa é quantitativa e de caráter descritivo, tendo utilizado o método survey aplicado a 273 estudantes de 10 instituições de ensino superior de diferentes estados brasileiros. Os resultados possibilitaram a identificação de seis princípios andragógicos que caracterizam o processo de aprendizagem, bem como a existência de fatores mediadores do processo de aprendizagem associados às diferenças individuais dos aprendizes e envolvem um processo de desenvolvimento pessoal que está intimamente ligado à experiência, que pode tornar os alunos mais abertos à mudança e interessados em aprender ou pode torná-los mais resistentes ou desinteressados no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jammilly Mikaela Fagundes Brandão, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração pelo PPGA/UFPB. Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local, pelo CCTA/UFPB. Bacharel em Hotelaria e em Administração pela UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC. Interesse em pesquisa nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Educação em Administração e Gestão Pública.

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

Brandão, J. M. F., & Silva, A. B. da. (2017). Fatores Mediadores da Aprendizagem na Educação a Distância em Administração Pública. Administração Pública E Gestão Social, 9(4), 265–275. https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5058

Edição

Seção

Artigos