Fatores Mediadores da Aprendizagem na Educação a Distância em Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5058Palavras-chave:
Educação de Adultos, Andragogia, Ensino Superior. ExperiênciaResumo
Este estudo tem como objetivo identificar os fatores mediadores da aprendizagem na educação a distância em administração pública vinculados ao Programa Nacional de Administração Pública – PNAP. Na fundamentação teórica é apresentada a aprendizagem de adultos com base na abordagem andragógica, incluindo o modelo andragógico desenvolvido por Knowles, Holton e Seanson (2011). A pesquisa é quantitativa e de caráter descritivo, tendo utilizado o método survey aplicado a 273 estudantes de 10 instituições de ensino superior de diferentes estados brasileiros. Os resultados possibilitaram a identificação de seis princípios andragógicos que caracterizam o processo de aprendizagem, bem como a existência de fatores mediadores do processo de aprendizagem associados às diferenças individuais dos aprendizes e envolvem um processo de desenvolvimento pessoal que está intimamente ligado à experiência, que pode tornar os alunos mais abertos à mudança e interessados em aprender ou pode torná-los mais resistentes ou desinteressados no processo de aprendizagem.
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