Theoretical Approaches to the Fragility of States: Proposal for a Comprehensive Model from Political Legitimacy in Statehood Construct
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.9627Resumo
Na agenda acadêmica e na dos órgãos internacionais, a força ou a fragilidade dos Estados assume lugar de relevância temática, especialmente em função de mudanças geopolíticas e questões de segurança nas décadas recentes. Enquanto o conceito de Estado remete aos métodos de controle que um governo emprega para gerir determinado território, o que alude aos regimes e formas de governo, a fragilidade dos Estados, além de preocupações da comunidade internacional motivadas por incapacidades, é geradora de perda de legitimidade política interna, levando a eventuais colapsos e instabilidades regionais, a capacidade de ação figura-se então como vinculada à legitimidade política, a qual é alimentada pela confiança conferida no plano interno e externo. Neste contexto, este trabalho busca articular algumas proposições teóricas na tentativa de ampliar o olhar sobre o fenômeno Statehood e suas relações com a legitimidade política, tais proposições são então norteadoras para um modelo compreensivo ao final do artigo. Nesse sentido, este ensaio apresenta como proposição geral: a Legitimidade Política, constituinte do Statehood, em suas relações com regimes e formas de governo, e com a confiança atribuída às ações políticas, é fator interveniente na Fragilidade manifesta nos Estados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.