v. 4 n. 4 (2012)

Caros Leitores,

A Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS finaliza este volume em 2012 com novidades, buscando alinhar-se cada vez mais as boas práticas de publicação científica realizadas na área de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

Neste sentido, a Revista APGS foi cadastrada no Instituto Brasileiro de Ciência da Informação e Tecnologia – IBICT e passou a integrar a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.

Dentre as novidades, visando internacionalizar a Revista APGS, em 2013 serão aceitos no processo de submissão, somente trabalhos em conformidade com as normas de citação e referência da American Psychology Association – APA. Somado a isso, a equipe editorial buscou ampliar a sua Equipe Editorial convidando pesquisadores de Portugal e Espanha, em visita realizada pelo editor no Instituto de Gobierno y Politicas Publicas – IGOP da Universidade Autônoma de Barcelona e nas Universidades de Lisboa e do Algarve.

O primeiro artigo desta edição é fruto deste processo de internacionalização, escrito por Geraldo César Diegues, doutorando em Gestão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, analisa o papel do governo local no processo de prover canais de participação e de institucionalizar tais canais para uma efetiva gestão das políticas públicas.

Diferentes Democracias e a Regulamentação da Propaganda para Crianças é o título do segundo artigo escrito por Carolina Fabris Ferreira, mestranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas – FGV de São Paulo, Brasil. A autora realiza uma análise das diferenças na regulamentação da propaganda para as crianças e verifica se há relação com os modelos de democracia em diferentes países.

Entre o Potencial de Transformação Local e os Entraves do Programa de Aquisição de Alimentos na Cidade de Viçosa-MG, trabalho escrito pela acadêmica Tamiris Cristhina Resende da Silva e pelos professores Rodrigo Gava, Jader Fernandes Cirino e Edson Arlindo Silva, todos da Universidade Federal de Viçosa, compôs o terceiro artigo desta edição. Os autores investigaram os entraves que impedem que o agricultor familiar aumente sua renda pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado ao Programa Fome Zero, do Governo Federal no Brasil.

O quarto artigo discute a Economia Solidária no Vale do São Francisco: a Relação entre Empreendimentos Solidários e Poder Local na Perspectiva do Desenvolvimento Endógeno, sendo de autoria de José Raimundo Cordeiro Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, de Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia – UFBA, e de Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal de Tocantins – UFT.

Em o Orçamento participativo: a visão do graduando em gestão pública, o professor Richard Medeiros de Araújo e Jorge Morais Maia, ambos do Centro Universitário FACEX – UNIFACEX do Estado do Rio Grande do Norte encerram este volume de 2012, identificando a percepção dos graduandos em gestão pública sobre a adoção do orçamento participativo como uma técnica de gestão efetiva na realidade brasileira, expondo perspectivas para a formação na área de Administração Pública e Gestão Social.

A todos uma agradável leitura e um feliz 2013!

Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

Editor

Licença Creative Commons

Publicado: 2012-12-19