Environmental Agenda in Public Administration and Practice of Sustainability: Study Applied in a Federal Institute of Education, Science and Technology

Authors

  • Lilian Campagnin Luiz Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense
  • Karlan Rau Instituto Federal Catarinense
  • Claudio Luiz de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4423

Keywords:

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), Legislação Ambiental, Sustentabilidade

Abstract

This paper aims to evaluate the application of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P) and the legislation in social and environmental activities performed in a Federal Institute of Education. The main objectives are: to evaluate the observance of the environmental laws; to measure the adherence of the Institution regarding the actions proposed in the A3P; to check the status of implementation of social and environmental policies according to the collected results. The purpose of this research is exploratory. We adopted the case study as the technical procedures, and the problem approach is qualitative. The case study was carried out by a checklist composed of 52 questions, which are subdivided into five different themes. Each question had two possible answers: “I adhere” or “I do not adhere”. This study shows that the organization promotes very few actions aiming at the awareness, the monitoring of the rational use of natural resources, and the management of generated waste. Their priority is the training of their employees and the sustainable bidding.

Keywords: Environmental Agenda in Public Administration; Environmental Law; Sustainability.

 

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Author Biographies

Lilian Campagnin Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense

É graduada em Ciencias Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2007), com especialização em Administração Financeira pela UniFAE (2009) e mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Contabilidade na área privada e pública. Atualmente é Contadora do Instituto Federal Catarinense.

Karlan Rau, Instituto Federal Catarinense

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (1998) e Bacharelado em Biologia (1997) pela PUCPR; Especialização em Espaço Sociedade e Meio Ambiente (1999) pelo IBPEX; Mestrado em Biologia Celular e Molecular (2004) pela UFPR com pesquisas realizadas no Instituto de Biologia Molecular do Paraná/TECPAR. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Celular e Molecular. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Blumenau leciona biologia e envolvido na implantação do Núcleo de Gestão Ambiental.

Claudio Luiz de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

É Mestrando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2012); e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Foi estagiário, pesquisador PIBIC-CNPq, tutor e assessor das coordenações do curso de Ciências Contábeis, modalidade EaD, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como tutor do Programa de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo (MTur-FAPEU-SEaD-UFSC). Foi secretário geral do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis; tesoureiro e presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFSC. Participou de Comissões internas e foi Conselheiro da Câmara de Pós-Graduação e da Comissão Assessora Permanente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da UFSC. Atualmente é tutor de monografia, à distância, da Especialização em Gestão Pública, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente e Contabilidade, da UFSC (NEMAC/UFSC), pesquisando principalmente sobre gestão e sustentabilidade socioambiental em instituições de ensino superior, com trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

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Published

2013-03-22

How to Cite

Luiz, L. C., Rau, K., Freitas, C. L. de, & Pfitscher, E. D. (2013). Environmental Agenda in Public Administration and Practice of Sustainability: Study Applied in a Federal Institute of Education, Science and Technology. Administração Pública E Gestão Social, 5(2), 54–62. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4423

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