Projeto de Pesquisa-Extensão / PEX: por uma estratégia de intervenção social a partir dos estudos clínicos da sociologia da ação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v4i1.4049Palabras clave:
estudo clínico, pesquisa-intervenção, escola francesa de sociologia das organizaçõesResumen
Recentemente, Brasil tem se destacado nos rankings internacionais na produção de conhecimento. Contudo, sua difusão e assimilação pela sociedade ainda é precária. Considerando seu modo de produção e transferência, ancorado na matriz positivista, como um dos fatores perpetuadores desse gargalo, visa-se aqui apresentar uma alternativa viável. Para tanto, pretendo resgatar e analisar as contribuições metodológicas da Escola Francesa de Sociologia das Organizações (EFSO), que defende o processo de produção, difusão e aplicação do conhecimento de maneira integrada e contextualizada, transcendendo as limitações atuais. Após a introdução e caracterização do panorama atual, apresento e discuto, em detalhes, as principais características da proposta metodológica da EFSO. Sua principal contribuição é a forma de produção de conhecimento concomitante com o processo e intervenção social, via sua difusão e assimilação local durante o processo, fundado no tripé: intervenção-pesquisa-restituição. Ao final, sugiro a utilização dessa abordagem como forma de produzir e efetivamente transferir o conhecimento, mas também levanto questões para uma possível revisão e aprofundamento dessa abordagem.Descargas
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Citas
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Publicado
2012-09-18
Cómo citar
Pimentel, T. D. (2012). Projeto de Pesquisa-Extensão / PEX: por uma estratégia de intervenção social a partir dos estudos clínicos da sociologia da ação organizacional. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 4(1), 101–125. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i1.4049
Número
Sección
Artículos
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