Estágio Probatório: contribuição efetiva para o Servidor Público?
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i4.4063Palabras clave:
Estágio Probatório, Seleção no Serviço Público, Avaliação de DesempenhoResumen
Este estudo buscou analisar o processo de avaliação do estágio probatório dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco, no triênio 2008-2011, na visão dos gestores e servidores que completaram o estágio probatório em 2011. O ingresso nos cargos públicos somente poderá ser feito por meio de concurso público, entretanto a seleção para o serviço público apenas via concurso apresenta algumas limitações, permitindo o ingresso de servidores com perfis inadequados para as atribuições requeridas pelos cargos e atividades a serem realizadas. O período do estagio probatório é o tempo que o novo servidor tem para desenvolver suas habilidades, conhecer o trabalho e se identificar com ele. A pesquisa realizada tem natureza descritiva e utilizou questionários via Google docs. Os resultados mostraram que a maioria dos servidores afirmou receber orientação/treinamento sobre objetivos do estágio probatório e avaliação que avalia aspectos comportamentais; não souberam responder os critérios que são avaliados; desejam fazer novo concurso público por causa principalmente do salário e afirmaram que o processo de avaliação do estágio probatório da UFPE é bem realizado.
Descargas
Citas
ed. RJ: Impetus, 2009.
ALVES, Adalberto Robert. Notas sobre Estágio Probatório na Constituição Federal de 1988.
Jus Navigandi, Teresina, ano12, n.1629, 17 dezembro de 2007. Disponível em
:<http://jus.com.br/revista/texto/10764>. Acesso em 25 novembro de 2011.
ARAUJO, E. N. Curso de Direito Administrativo. 3a.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
BARBOSA, Lívia . Meritocracia à Brasileira: O que é Desempenho no Brasil. Revista do
Serviço Público, v. 120, n. 3, 1996.
BERGUE, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 2.ed. Caxias do Sul, RS:
Educs, 2007.
BEZERRA, S.A.C. e HELAL D.H., Os Desafios do Recrutamento e Seleção de Docentes do
Curso Superior de Administração: um estudo em Belo Horizonte. In: XXXIII EnANPAD –
Encontro da ANPAD, São Paulo, 2009. CD-ROM.
BINOTTO, E.; SIQUEIRA, E.S.; MORTARI, N.C. Seleção Docente: Potencialidades e
Limites que Envolvem o Processo em Universidades Federais. In: XXXV EnANPAD -
Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2011. CD-ROM.
BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 1934. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao34.htm>
Acessada em 02 de novembro de 2011.
__________.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 1937.
Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao37.htm> Acessada
em 03 de novembro de 2011.
__________.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 1946.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>
Acessada em 02 de novembro de 2011.
__________. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 1967.
Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao67.htm> Acessada
em 02 de novembro de 2011.
__________. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 1988.
Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>
Acessada em 02 de novembro de 2011.
__________. Emenda Constitucional Nº 19, de 04 de junho de 1998. Modifica o regime e
dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos,
controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e
dá outras providências. Disponível
em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc19.htm> Acesso
em: 31 de outubro de 2011.
__________. Lei n. 8112 de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos
servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm> Acesso em: 31
de outubro de 2011.
COSTA, Luciano. Estágio Prabatório - Evolução legal e jurisprudencial do direito brasileiro.
Disponível em:< http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=node/716> Acessada em 10 de
novembro de 2011.
DALDEGAN, J. OLIVEIRA,M.R.C.T.; LAGE, E.L. Avaliação de Desempenho no Corpo de
Bombeiros Militar de Minas Gerais: Uma Análise do Modelo Atual e dos Desafios para sua
Adequação às Premissas do Choque de Gestão. In: XXXIII EnANPAD - Encontro da
ANPAD, São Paulo, 2009. CD-ROM.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Relatório de avaliação da
política de Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA).
Brasília, ENAP, 2003.
FLEURY, A. FLEURY, M.T. Estratégias empresariais e formação de competências. São
Paulo: Atlas, 2000.
MELLO, C. A. B. de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2005.
MODESTO, P. Estágio Probatório: Questões Controversas. In: Revista Eletrônica de Direito
do Estado, n°10, Salvador-BA. Disponível em:
<http://www.direitodoestado.com/revista/REDE-10-ABRIL-2007-
PAULO%20MODESTO.pdf> Acesso em: 12 de novembro de 2011.
ODELIUS C.C. “Gestão de Desempenho Profissional: Conhecimento Acumulado,
Características Desejadas ao Sistema e Desafios a Superar”. In PANTOJA, M.J.; CAMÕES,
M.R.S e BERGUE, S.T.(orgs.). Gestão de Pessoas: Bases Teóricas e Experiências no Setor
Público. Brasília: ENAP, 145-174, 2010.
OLIVEIRA, M.M.; SILVA, A.B; CAVALCANTE, K.O. O Sistema de Gestão de Pessoas por
Competências na Universidade Federal de Goiás:“Sonho de uma Realidade” ou “Realidade de
um Sonho”?. In: XXXV EnANPAD – Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2011. CD-ROM.
PONTUAL, Marina dos Anjos. Obrigatoriedade de avaliação em estágio probatório por meio
de comissão estabelecida para esse fim e o princípio do devido processo legal. In: Jus
Navigandi, Teresina-PI, ano 16, n. 2785, 15 fev. 2011. Disponível em:
<http://jus.com.br/revista/texto/18499>. Acesso em: 21 out. 2011.
REINERT, M.; MUNHOZ, G.S.; FILIPPIN, M.; CHIMELLO, G.R.; MONTELEONI, G.M.;
PASTRO, M.G.; Recrutamento e Seleção como parte do Processo de Socialização
Organizacional: estudo de caso em uma ONG. In: XXXIV EnANPAD – Encontro da
ANPAD, Rio de Janeiro, 2010. CD-ROM.
SCHIKMANN R., “Gestão Estratégica de Pessoas: Bases para a concepção do Curso de
Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público”. In PANTOJA, M.J.; CAMÕES,
M.R.S e BERGUE, S.T.(orgs.). Gestão de Pessoas: Bases Teóricas e Experiências no Setor
Público. Brasília: ENAP, 11-28, 2010.
SILVA, J.; BERNARDI, M.; JORGE, M.A. “O Choque de Gestão em Minas Gerais: Políticas
da Gestão Pública para o Desenvolvimento”. In VILHENA, R.; MARTINS, H.F; MARINI,
C.; GUIMARÃES, T.B. (orgs.). Avaliação de Desempenho Individual. Belo Horizonte:
UFMG, 161-189, 2006.
STACCIARINI M.R. “Percepção de Suporte Organizacional: um estudo de caso na Secretaria
de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”. In: PANTOJA,
M.J.;
CAMÕES, M.R.S e BERGUE, S.T.(orgs.). Gestão de Pessoas: Bases Teóricas e Experiências
no Setor Público. Brasília: ENAP, 283-300, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. História. Disponível em: <
http://www.ufpe.br/ufpenova/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=
180>. Acesso em: 16/10/2011.
__________. Portaria Normativa N? 02/93. Avaliação de Desempenho dos Servidores
Técnico-Administrativos em Estágio Probatório. Recife,1993.
__________. Portaria Normativa N? 07, de 09 de maio de 2006. Avaliação de Desempenho
dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação no Estágio Probatório. Disponível em:
http://www.progepe.ufpe.br/images/progepe/avaliacao_de_desempenho/portaria7.pdf. Acesso
em 03 de novembro de 2011.
VALADARES, J.L. e EMMENDOERFER, M.L., Os Cargos de Livre Nomeação no Brasil:
Reflexões com base no Cargo de Empreendedor Público de Minas Gerais. In: XXXV
EnANPAD – Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2011. CD-ROM.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.