O Ensino de Empreendedorismo Social nos Cursos de Administração das Universidades Públicas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4462Palabras clave:
Curso de Administração, Empreendedorismo Social, UniversidadesResumen
O presente artigo objetiva investigar a incidência da disciplina de empreendedorismo social nos cursos de Administração nas universidades federais e principais estaduais do Brasil. Realizou-se uma pesquisa de natureza teórica, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisado por uma perspectiva descritiva, a partir de dados secundários. Com base em análises feitas a partir de informações obtidas no sistema e-MEC e nos sites das universidades, observou-se que a inserção do empreendedorismo social, enquanto disciplina acadêmica dos cursos de Administração, encontra-se em sua infância nas universidades públicas brasileiras. A formação ainda depende do interesse do aluno. Contudo, boa parte destas instituições se utiliza da flexibilidade que possui na adequação dos currículos de seus cursos a favor de temas sociais, mesmo que de maneira gradativa. Parece residir aí um indicativo da tendência à maturação do ensino de empreendedorismo social no Brasil.
Palavras-Chave: Curso de Administração; Empreendedorismo Social; Universidades.
Descargas
Citas
Cursos de Graduação em Administração nas Regiões Centro-Sul, Médio Paraíba e Serrana do
Estado do Rio de Janeiro. Anais do Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e Encontro
Latino Americano de Pós-Graduação, São José dos Campos, SP, 15 e 11.
ANTEAG, Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão e Participação
Acionária. (2009). Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005-2007. São Paulo: Todos os Bichos.
Austin, J., Stevenson, H.; Wei-Skillern, J. (2006). Social and commercial entrepreneurship: Same,
different, or both? Entrepreneurship Theory and Practice, 30(1), 1-22.
Barbosa, R. A (2007) Economia Solidária como Política Pública. São Paulo: Cortez.
Castro, C.M. (1981) O ensino da administração e seus dilemas notas para debate. Revista de
Administração de Empresas - RAE, 21(3), 58-61.
Certo, S.T.; Miller, T.. (2008) Social entrepreneurship: Key issues and concepts. Business Horizons,
51, 267-271.
Clamp, C. A.; Alhamis, I. (2010). Social entrepreneurship in the Mondragon co-operative corporation
and the challenges of successful replication. The Journal of Entrepreneurship, 19(2),149–177.
Cruz Júnior, J.B.; Araújo, P.C.; Wolf, S.M.; Ribeiro, T.V.A. (2006) Empreendedorismo e educação
empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração – RCA,
v.8, n.15.
Degen, R. J. (2008) Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentável e a
redução da pobreza. Revista de Ciências da Administração - RCA, v. 10.
Dolabela, F. (1999) Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados.
Dowbor, L. (2008) Democracia Econômica: Alternativas de gestão social. Petrópolis: Vozes.
Fischer, T.M.D. (2001) A Difusão do Conhecimento sobre Organizações e Gestão no Brasil: Seis
Propostas de Ensino para o Decênio 2000/2010. Revista de Administração Contemporânea – RAC,
Edição Especial, 123-139.
Granados, M. L.; Hlupic, V.; Coakes, E.; Mohamed, S.. (2011) Social enterprise and social
entrepreneurship research and theory: A bibliometric analysis from 1991 to 2010. Social Enterprise
Journal, 7(3), 198–218.
Hair Jr., J.F.; Babin, B.; Money, A.H.; Samouel, P. (2005) Fundamentos de métodos de pesquisa em
administração. Porto Alegre: Bookman.
Henrique, D.C.; Kindl Da Cunha, S. (2008) Práticas didático-pedagógicas no ensino de
empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de
Administração Mackenzie – RAM, 9(5), 112-136.
Hopkins, D.. Social entrepreneurship: “real world” activations of the liberal arts education. 2007.
Disponível em: <http://blogs.middlebury.edu/middlab/files/2011/01/David-Hopkins-SocialEntrepreneurship-Research-Paper.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2012.
Martins, G.A.; Theóphilo, C.R. (2007) Metodologia da investigação científica para ciências sociais
aplicadas. São Paulo: Atlas.
Ministério Da Educação, (2005) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em
Administração, Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005.
Melo Neto, F.P.; Fróes, C. (2002) Empreenedorismo social: a transição para a sociedade sustentável.
Rio de Janeiro: Qualitymark.
Oliveira, D.M; Rocha, M.C.L.; Pinto, F.R. (2009) Empreendedorismo social com inclusão digital: o
caso Pirambu Digital. Análise, 20(2), 20-33.
Oliveira, E.M.. (2004) Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e
desafios – notas introdutórias. Revista FAE, 7(2) 9-18.
Oliveira, F.B.; Sauerbronn, F.F. (2007) Trajetória, desafios e tendências no ensino superior de
administração e administração pública no Brasil: uma breve contribuição. Revista de Administração
Pública – RAP, Edição Especial Comemorativa, 149-170.
Pardini, D.J.; Santos, R.V. (2008) Empreendedorismo e interdisciplinaridade: uma proposta
metodológica no ensino de graduação. Revista de Administração da FEAD-Minas, 5, 157-172.
Pizzinatto, N.K. (1999) Ensino de Administração e o Per?l do Administrador: contexto nacional e o
curso de administração da UNIMEP. Impulso, (26), 173-190.
Santos, B.S.; Rodriguez, C. (2005) Introdução: para ampliar o cânone da produção.In: SANTOS, B.S.
(org.) Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. (2a ed.) Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira.
Singer, P. (2002) Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
Singer, P. (2003) Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. (6a ed.) São Paulo:
Contexto.
Yunus, Muhammad. (2008) Um Mundo Sem Pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São
Paulo: Ática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.