O Impacto da Remuneração Variável no Desempenho do Servidor Público
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i1.4991Palabras clave:
Bonificação. Produtividade. Educação. Desempenho.Resumen
O objetivo do presente estudo é analisar o efeito da remuneração variável sobre o desempenho do servidor público. Notou-se que a literatura é divergente quanto à associação entre os incentivos e a melhoria do desempenho no setor público. Para contribuir com as pesquisas e com o esclarecimento da divergência observada, desenvolveu-se modelo empírico visando mensurar os efeitos dos programas no desempenho do servidor. Na sequência, foram realizados testes em um estudo de caso sobre o programa de remuneração variável aplicado aos servidores das escolas públicas do Estado de São Paulo objetivando identificar seus impactos no desempenho dos diretores de escola e dos professores. Considerando que estes servidores fazem parte do sistema de ensino, também foi testado se os efeitos do programa sobre o desempenho dos diretores e professores impactam o desempenho dos seus alunos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ANGRIST, Joshua D; PISCHKE, Jörn-Steffen. Mostly Harmless Econometrics, An Empiricist’s Companion. Princeton University Press, 2009.
BESANKO, David et al. A Economia da Estratégia. 5º ed. Porto Alegre: Bookman, 2012
CAMERON, A. Colin; TRIVEDI, Pravin K. Microeconometrics Using Stata. Texas-USA: Stata Press, 2010.
COLEMAN, P., COLLINGE, J. & SCIFERT, T. (1993) Seeking the Levers of Change: Participant attitudes and school improvement. School Effectiveness and School Improvement, International Journal of Research, Policy and Practice. Volume 4, (1): 59-83.
FRYER, Roland G. Teacher incentives and student achievement: Evidence from New York City Public Schools. National Bureau of Economic Research. Cambridge, MA. March 2011.
GLEWWE, Paul; ILIAS, Nauman; KREMER, Michael. Teacher Incentives. American Economic Journal: Applied Economics 2. July 2010, 205-227.
HANUSHEK, Eric. The Failure of Input-Based Schooling Policies. The Economic Journal, February 2003, F64-F98.
HANUSHEK & RIVKIN, S. G. Generalizations about Using Value-Added Measures of Teacher Quality. American Economic Review, 100(2), 267–271, 2010.
HASNAIN, Zahid; MANNING, Nick; PIERSKALLA, Jan H. Performance-related Pay in the Public Sector. A Review of Theory and Evidence. World Bank, abril 2012.
MORICONI, Gabriela M. Medindo a eficácia dos professores: o uso de modelos de valor agregado para estimar o efeito do professor sobre o desempenho dos alunos. Tese de doutorado, Fundação Getulio Vargas/EAESP, 2012.
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Consulta em 23/12/15 em http://acesso.mte.gov.br/portal-mte/rais/#2
MURALIDHARAN, Karthik; SUNDARARAMAN, Venkatesh.Teacher performance pay: experimental evidence from India. National Bureau of Economic Research. Cambridge, MA. September 2009.
OECD- Organisation for Economic Co-Operation and Development. Perfomance-related pay: policies for government employees. Paris: OECD Publishing, 2005a.
OSHIRO, Cláudia H. SCORZAFAVE, Luiz G. Efeitos do Pagamento de Bônus aos Professores sobre a Proficiência Escolar no Estado de São Paulo. 38º Encontro Nacional de Economia. Anais do ANPEC. Foz do Iguaçu/PR. 2011.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54-67. 2000.
SAMMONS, Pam. HILLMAN, Josh. MORTIMORE, Peter. Key Characteristics of Effective Schools. School Effectiveness & School Improvement Journal, march 1995
SOUZA, Maria Zélia A. et al. Cargos, Carreiras e Remuneração. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
STUART, Elizabeth A. Matching methods for causal inference: A review and a look forward. National Institute of Health, February 1, 2010.
WEIBEL, Antoinette; ROST, Katja; OSTERLOH, Margit. Pay for Perfomance in the Public Sector – Benefits an (Hidden) Costs. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 20, p. 387-412, Oxford, may, 2009.
BESANKO, David et al. A Economia da Estratégia. 5º ed. Porto Alegre: Bookman, 2012
CAMERON, A. Colin; TRIVEDI, Pravin K. Microeconometrics Using Stata. Texas-USA: Stata Press, 2010.
COLEMAN, P., COLLINGE, J. & SCIFERT, T. (1993) Seeking the Levers of Change: Participant attitudes and school improvement. School Effectiveness and School Improvement, International Journal of Research, Policy and Practice. Volume 4, (1): 59-83.
FRYER, Roland G. Teacher incentives and student achievement: Evidence from New York City Public Schools. National Bureau of Economic Research. Cambridge, MA. March 2011.
GLEWWE, Paul; ILIAS, Nauman; KREMER, Michael. Teacher Incentives. American Economic Journal: Applied Economics 2. July 2010, 205-227.
HANUSHEK, Eric. The Failure of Input-Based Schooling Policies. The Economic Journal, February 2003, F64-F98.
HANUSHEK & RIVKIN, S. G. Generalizations about Using Value-Added Measures of Teacher Quality. American Economic Review, 100(2), 267–271, 2010.
HASNAIN, Zahid; MANNING, Nick; PIERSKALLA, Jan H. Performance-related Pay in the Public Sector. A Review of Theory and Evidence. World Bank, abril 2012.
MORICONI, Gabriela M. Medindo a eficácia dos professores: o uso de modelos de valor agregado para estimar o efeito do professor sobre o desempenho dos alunos. Tese de doutorado, Fundação Getulio Vargas/EAESP, 2012.
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Consulta em 23/12/15 em http://acesso.mte.gov.br/portal-mte/rais/#2
MURALIDHARAN, Karthik; SUNDARARAMAN, Venkatesh.Teacher performance pay: experimental evidence from India. National Bureau of Economic Research. Cambridge, MA. September 2009.
OECD- Organisation for Economic Co-Operation and Development. Perfomance-related pay: policies for government employees. Paris: OECD Publishing, 2005a.
OSHIRO, Cláudia H. SCORZAFAVE, Luiz G. Efeitos do Pagamento de Bônus aos Professores sobre a Proficiência Escolar no Estado de São Paulo. 38º Encontro Nacional de Economia. Anais do ANPEC. Foz do Iguaçu/PR. 2011.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54-67. 2000.
SAMMONS, Pam. HILLMAN, Josh. MORTIMORE, Peter. Key Characteristics of Effective Schools. School Effectiveness & School Improvement Journal, march 1995
SOUZA, Maria Zélia A. et al. Cargos, Carreiras e Remuneração. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
STUART, Elizabeth A. Matching methods for causal inference: A review and a look forward. National Institute of Health, February 1, 2010.
WEIBEL, Antoinette; ROST, Katja; OSTERLOH, Margit. Pay for Perfomance in the Public Sector – Benefits an (Hidden) Costs. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 20, p. 387-412, Oxford, may, 2009.
Publicado
2017-01-01
Cómo citar
Guimarães, S. C., & Marconi, N. (2017). O Impacto da Remuneração Variável no Desempenho do Servidor Público. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 1(1), 43–53. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i1.4991
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.