A experiência como processo mobilizador da profissionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.10579

Palavras-chave:

Experiência, Identidade, Temporalidade, Profissionalização

Resumo

A experiência formativa ou profissional pode ser mobilizada em diferentes maneiras para apreender a construção dos processos de profissionalização de indivíduos, atividades ou organizações. Nossa reflexão será baseada em um referencial teórico que articula experiência e profissionalização e um referencial metodológico resultante da abordagem compreensiva. Apresentaremos, depois, três níveis de profissionalização com exemplos específicos (macro, meso e micro) que permitem entender diferentes concepções e papéis da experiência na produção da profissionalização. Finalmente, essa experiência faz também parte de uma temporalidade vivida que se refere às questões de identidade que são tanto formativas quanto profissionais.

 

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Biografia do Autor

Pascal Roquet, Conservatoire National des Arts et Métiers

Pascal Roquet é professeur d'universités em ciência da educação no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) - França. Suas pesquisas visam desenvolver uma modelização dos processos de profissionalização dos indivíduos, das atividades formativas, profissionais e organizacionais relacionadas com a análise de diferentes formas de temporalidades.

Luciano Rodrigues Costa, Universidade Federal de Viçosa

Professor adjunto no Departamento de Economia Rural e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV). Doutorado em Ciências Sociais na UNICAMP, com Estágio Doutoral na Université de Toulouse le Mirail (UTM) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

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Publicado

2022-07-03

Como Citar

ROQUET, P.; COSTA, L. R. A experiência como processo mobilizador da profissionalização. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021006, 2022. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.10579. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/10579. Acesso em: 21 nov. 2024.