CONSELHOS DE EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL

Autores

  • Antonio Bosco de Lima FAPEMIG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.9

Palavras-chave:

conselho municipal de educação, controle social, movimentos sociais.

Resumo

Focamos, nesse artigo, a relação entre Conselhos de Educação e a constituição de controle social, tomando como objeto de estudo o Conselho Municipal de Educação de Uberlândia (MG), para verifi car suas potencialidades como instrumento de controle social sobre as atividades educacionais daquele
município. Contemplamos, para tal, a concepção de políticas emergentes da década de 1980, momento no qual um modelo de controle participativo esteve inserido em vários movimentos sociais. Entretanto, as categorias aqui estudadas assumiram diferentes signifi cados ao serem implementadas no decorrer da década de 1990 com práticas resignifi cadas, sofrendo infl uências das disputas dos grupos sociais e políticos, resultado do projeto econômico, social, cultural e político sob orientação neoliberal.

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Como Citar

DE LIMA, A. B. CONSELHOS DE EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.9. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6443. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos