FORMAÇÃO DE FORMADORES DE EJA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Rosa Aparecida Pinheiro UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.10

Palavras-chave:

formação, universidade, refl exão.

Resumo

Na atualidade, as universidades são instadas a colaborar na formação inicial e continuada de educadores em espaços diversificados, levando-nos a investigar, no campo da EJA, um saber acadêmico na formação de educadores que contemple as práticas culturais comunitárias. A pesquisa se organizou em uma instituição pública de ensino superior, em parceria com o Brasil Alfabetizado, e com premissas que advêm da educação popular como movimento de emancipação. Trabalhamos sobre um eixo prático-reflexivo com oito formadoras e pudemos inferir que a refl exão realizada no grupo, com base em suas vivências, as levou a uma modifi cação em suas trajetórias no repensar de suas concepções e práticas educativas. A relevância dessa pesquisa encontra-se na análise da relação institucional universitária na formação de educadores populares e na abertura à incorporação e produção de conhecimentos que
atendam a ação educativa em sua totalidade, superando fragmentações de saberes e identidades coletivas.

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Como Citar

PINHEIRO, R. A. FORMAÇÃO DE FORMADORES DE EJA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.10. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6444. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos