DISJUNÇÕES E IMPERTINÊNCIAS: NOVOS/OUTROS CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CENA

Autores

  • Denise Silva Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.62

Palavras-chave:

Gênero, Teoria Queer, Performatividade

Resumo

Colocando em pauta as transformações do conceito de gênero, a noção de performatividade e as suas implicações na desnaturalização dos corpos e dos binarismos que produzem a norma (hetero)sexual busco problematizar a manutenção da ordem sexual heteronormativa, sobremaneira no espaço-tempo da escola.  A contribuição que espero dar para a continuidade das discussões do tema se refere à desconstrução dos discursos ainda predominantes, sobremaneira no espaço-tempo da escola, que enfatizam as concepções naturalizantes de sexo, gênero e sexualidade. Busco acentuar a necessidade de novas abordagens que incluam as sexualidades LGBT no espaço de inteligibilidade habitado pela norma heterossexual e apontar indícios de como os discursos predominantes contribuem para a manutenção da heteronormatividade e do heterossexismo. 

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Biografia do Autor

Denise Silva Braga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2011-11-22

Como Citar

BRAGA, D. S. DISJUNÇÕES E IMPERTINÊNCIAS: NOVOS/OUTROS CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CENA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.62. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6466. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos