RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA-CULTURAL E O ACESSO ÀS MÍDIAS COM VISTAS À INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.145

Palavras-chave:

Diversidade Social, Inclusão Social, Mídias.

Resumo

No contexto da globalização, emergem as desigualdades no âmbito sociocultural, no cotidiano das famílias e das escolas, evidenciadas nos hábitos, nos costumes, nas formas de ver e de falar. Os referenciais teóricos basearam-se em: Santos, Yunus, Warschauer, Ramonet e Demo, entre outros. Sinaliza-se que o acesso às mídias tem sido um tema recorrente nas políticas educacionais, na perspectiva de possibilitar a redução das desigualdades sociais.  O presente artigo aborda as relações entre a situação sócio-econômico-cultural de crianças e jovens, configurada pelas desigualdades sociais e o acesso às mídias, com vistas à inclusão digital. A pesquisa foi em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Os instrumentos foram questionários, analisados quantitativamente e procedeu-se a análise temática das produções textuais. Os resultados dessa análise mostram a presença e importância do computador para os alunos, não se evidenciando a exclusão digital nesse grupo.  

 

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Biografia do Autor

Lina Cardoso Nunes, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Psicologia Social -  Universidade Gama Filho - UGF

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Linha de Pesquisa -  Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos Educacionais (TICPE)

 

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

NUNES, L. C. RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA-CULTURAL E O ACESSO ÀS MÍDIAS COM VISTAS À INCLUSÃO DIGITAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.145. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6500. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos