Educação Rural em Minas Gerais: Origens, concepções e trajetória da Pedagogia da Alternância e das Escolas Família Agrícola

Autores

  • Lourdes Helena da Silva UFV

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.254

Palavras-chave:

Educação Rural, Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola

Resumo

Apesar de sua presença há mais de 40 anos no Brasil e da popularidade alcançada nas últimas décadas, a produção teórica nacional sobre a Pedagogia da Alternância ainda é escassa em nossa sociedade. São poucos os estudos que aprofundam as características dos processos pedagógicos e das práticas educativas construídas no interior dessas experiências educativas; menor ainda os trabalhos que analisam suas trajetórias, processos históricos e identidade nacional. Neste artigo, buscamos revisitar as raízes e trajetória histórica das Escolas Família Agrícola, visando estimular novas pesquisas e estudos sobre a Pedagogia da Alternância em nossa sociedade. Inicialmente analisamos as raízes francesas da Pedagogia da Alternância, descrevendo os princípios, processos e práticas educativas que orientaram a construção de sua dinâmica de formação. Na sequência, no contexto de expansão da Pedagogia da Alternância pelo mundo, descrevemos suas origens no Brasil e em Minas Gerais. Finalizando, apresentamos algumas questões para potenciais estudos sobre a Pedagogia da Alternância no campo da Historia da Educação.

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

DA SILVA, L. H. Educação Rural em Minas Gerais: Origens, concepções e trajetória da Pedagogia da Alternância e das Escolas Família Agrícola. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.254. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6546. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos