RETENÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.492Palavras-chave:
Ensino Superior, Retenção, Educação Física.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais fatores responsáveis pela retenção dos alunos admitidos em 2005 no curso de graduação em Educação Física da UFPI. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários junto a 10 alunos diplomados em tempo ideal e oito retidos. Os principais responsáveis pela retenção foram: condição socioeconômica, falta de identificação com o curso, pouca integração entre aluno e ambiente acadêmico, dificuldade em conciliar trabalho e atividades acadêmicas, e, admissão em outro curso. Conclui-se que a retenção são fenômenos de responsabilidade não só dos alunos, mas de toda a comunidade acadêmica, cabendo a ela discutir medidas para reduzir esses problemas que põem em dúvida a qualidade e eficiência da instituição de ensino.
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